Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Novo portal do IFTO está no ar

Notícias

Novo portal do IFTO está no ar

LANÇAMENTO

Além de novo visual, o site facilitará o acesso às informações e contará com mais conteúdo
por Thâmara Filgueiras publicado: 13/12/2016 00h00 última modificação: 08/07/2017 19h05
Colaboradores: Guilherme Paganotto

Um ano cheio de conquistas e desafios, 2016 se despede trazendo diversas transformações. A fim de melhorar o acesso às informações institucionais, o Instituto Federal do Tocantins (IFTO) comemora o lançamento do novo portal institucional. Com visual reformulado, o espaço agrega novas funcionalidades, organização e facilidade de acesso ao usuário final, além de atender às orientações da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom).

De acordo com a analista de sistemas responsável pela criação do portal, Vivian Facundes, o espaço visa melhorar a gestão de conteúdo, acessibilidade, dados abertos, além de atender à Lei de Acesso à Informação e às solicitações dos servidores e estudantes do IFTO.

Vivian explicou que a escolha e a disponibilização do conteúdo no portal seguiu um tema proposto para os órgãos do poder executivo. “A comissão de padronização do site institucional do IFTO começou pelas partes obrigatórias, e as demais partes foram validadas com os servidores que são responsáveis pelo conteúdo dessas páginas”, acrescentou. Ela destacou a realização de testes de usabilidade com pessoas externas ao IFTO, que contou com a participação de um deficiente visual e também de estudantes, que direcionaram novos ajustes no portal.

O estudante Andre Frazão destacou a importância de um conteúdo multimídia no portal, retratando como ele faz para encontrar esse conteúdo disponibilizado. “Para achar as fotos dos eventos, eu busco visitar a aba de notícias, a fim de encontrar mais informações sobre o acontecimento”, disse. Agora, Andre, que é acadêmico do curso técnico em Meio Ambiente do Campus Porto Nacional, e todos os seus colegas poderão ir diretamente na seção de “centrais de conteúdos”, onde acessará todas as imagens disponíveis, diretamente direcionado para a página de fotos do IFTO no Facebook.

O gerente de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Avançado Formoso do Araguaia, Marlon Brito, recebeu muito bem a novidade. “Acredito que manter e atualizar os sites e outros veículos de comunicação do IFTO são de grande importância para alcançarmos nossa missão institucional de proporcionar desenvolvimento educacional, científico e tecnológico por meio da formação pessoal e da qualificação profissional. Afinal, estamos vivenciando uma época em que os equipamentos de comunicação, principalmente os celulares e tablets, são reverenciados e utilizados como uma extensão do próprio corpo”, destacou.

 

Vantagens do portal

Entre as vantagens do novo portal, Vivian afirmou que ele apresenta funcionalidades que não existiam no antigo site. “Ele é responsivo e se adapta aos diferentes tamanhos de tela, permitindo a visualização e navegação pelos dispositivos móveis. O recurso de busca tem opções que permitem filtrar por período, tipo (áudio, página, notícia, evento, arquivo) e ordenar o resultado da busca, além de ser realizada no conteúdo dos documentos postados no portal”, elencou.

A analista também afirmou que um dos diferenciais é que as notícias, que antes estavam centradas em um único local, agora são distribuídas automaticamente por diversas páginas internas. O portal conta com espaços para os servidores e os alunos, com conteúdos específicos, além de área específica para informar os eventos que ocorreram ou ocorrerão nos próximos 30 dias na instituição. “Agora, temos um portal com possibilidades para integrarmos os diversos sites da instituição, e, com isso, melhorar a experiência de navegação dos servidores, estudantes e comunidade em geral”, disse Vivian.

Marlon Brito também fez questão de comemorar as novas vantagens do novo portal, sempre buscando ouvir as sugestões da comunidade. “Trabalhar e ouvir as pessoas que fazem uso dessas ferramentas na busca da modernização de nosso site é essencial, pois acredito que a diversidade de opiniões é sadia e fortalece nossa democracia”, ressaltou.

 

Gerenciamento de conteúdo

Para construir o portal, a analista de sistemas conta que a opção pelo Plone se deu pelo fato de o tema ter sido desenvolvido para este gerenciador, além do fato de ele apresentar funcionalidades que agilizam a organização e a busca do conteúdo e conter facilidades que permitem aos servidores que não possuem muita experiência com programação a criação e a customização das páginas sem a dependência de um profissional de Tecnologia da Informação (TI).