Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Movimento Estudantil apresenta desafios à comunidade

Notícias

Movimento Estudantil apresenta desafios à comunidade

Coneifto

Carta aponta propostas e destaca a importância do protagonismo juvenil
por Maiara Sobral publicado: 25/04/2019 13h16 última modificação: 25/04/2019 13h21

Fruto do 5º Congresso de Estudantes do Instituto Federal do Tocantins (Coneifto), a Carta do Movimento Estudantil aponta os desafios dos estudantes e a importância do protagonismo juvenil. As discussões foram centralizadas em cinco Grupos de Trabalho (GTs): Desafios do movimento estudantil; Incentivo ao esporte, lazer, arte e cultura; Protagonismo, inovação e empreendedorismo juvenil; Políticas de inclusão social da Pessoa com Deficiência (PcD); e Políticas de diversidade.

O documento traz ainda propostas dos estudantes para as 12 unidades do IFTO, além de solicitações à gestão, tais como: criação de um calendário de eventos estudantis, formação de espaços de coworking que ofereçam estrutura às atividades das entidades estudantis, placas em braile nas dependências das unidades e semanas pedagógicas que discutam as políticas de diversidade.

"Consegui participar em diferentes momentos do evento e fiquei surpreendido positivamente com o engajamento e a organização dos estudantes. Em todos os nossos momentos de diálogo, temos buscado reforçar a importância da participação dos estudantes na construção de uma instituição cada vez mais forte e que atenda aos anseios reais da comunidade. Assim, enfatizamos o importante papel que eles, como beneficiários de uma instituição pública, têm na promoção do desenvolvimento regional, principalmente, na perspectiva da inclusão da parcela da população mais vulnerável socioeconomicamente nesse processo", destaca o reitor Antonio da Luz.

Para a pró-reitora de Assuntos Estudantis Marilene Sepulvida, o protagonismo estudantil tem relação direta com o sucesso institucional, razão por que a pró-reitora reforça a importância da criação da Proae para o alcance desse êxito. "A pró-reitoria, criada para tratar em específico dos assuntos estudantis, tem o objetivo de cuidar daquilo que é próprio das relações que se estabelecem entre os estudantes e o IFTO. Nossa condição é de apoio na garantia do acesso, permanência e êxito dos nossos estudantes. O Coneifto foi mais uma oportunidade de garantir que essa relação entre estudantes e instituição possa render muitas ações em benefícios dos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem e desenvolvimento institucional", pontua.

Coneifto

O evento foi realizado nos dias 10, 11 e 12 de abril, em Colinas do Tocantins, com o tema: Educação para redução das desigualdades. Entre servidores e estudantes, participaram mais de 400 pessoas.

Ao final do congresso, o atual presidente do Diretório Central de Estudantes (DCE), Caio Lucas, destacou que "o Coneifto é um evento de suma importância para o fortalecimento do Movimento Estudantil. A partir dele, obtemos a consolidação de projetos e ideias das lideranças espalhadas por todo o Estado, e também a definição das diretrizes de luta dos estudantes nos próximos anos".

Vídeo Jornal oÔloko

A equipe do Jornal oÔloko, composta por servidores e estudantes do Campus Gurupi, produziram um Vídeo sobre essa edição do congresso.