Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Roda de conversa discute identidade e memória com comunidades quilombolas

Notícias

Roda de conversa discute identidade e memória com comunidades quilombolas

Projeto

Evento faz parte do projeto Diálogos entre saberes tradicionais e científicos
por Kelinne Guimarães publicado: 03/12/2018 09h13 última modificação: 03/12/2018 09h13

Com parte da programação do projeto “Diálogos entre saberes tradicionais e científicos”, o Campus Araguatins, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), promoveu na tarde da quarta-feira, 28, no auditório Pioneiros, uma roda de conversa com o tema: Memórias e Identidade. A atividade contou com a participação de estudantes dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, docentes e representantes das comunidades quilombolas: Prachatas, Ilha de São Vicente, Carrapiché, do Bico do Papagaio.

Na oportunidade, os representantes das comunidades quilombolas falaram da sua atuação e sobre a luta que vivenciam em busca de reconhecimento e respeito. Além disso, foi realizado uma apresentação da escola Maria de Lurdes sobre a  história da Menina do Laço de Fita, uma apresentação cultural dos alunos do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio e  um ensaio fotográfico intitulado "Beleza Negra".

" Conhecer a história das comunidades quilombolas e relacioná-la com os saberes por meio das memórias e identidade contribui para combater um certo capital cultural arbitrário que vem sendo enraizado no dia a dia dos jovens",  enfatizou a coordenadora do evento, professora Cássia Maria.

O encerramento das atividades do projeto ocorrerá no dia 14 de dezembro com a III Mostra de Arte e Cultura Africana e Afro-brasileira a partir das 13h30, no Espaço de Vivência do Campus Araguatins. Sua programação reunirá: desfile beleza negra, exposição de fotos, desenhos e pinturas, dança, música, teatro, culinária e poesia.

Acesso as fotos do evento aqui