Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Máquinas e implementos agrícolas contribuem para aulas práticas

Notícias

Máquinas e implementos agrícolas contribuem para aulas práticas

Novas aquisições

Unidades de Colinas do Tocantins e Pedro Afonso receberam novos equipamentos que auxiliarão as aulas dos cursos agrícolas
por Thâmara Filgueiras publicado: 17/03/2017 18h21 última modificação: 08/12/2017 16h52
Exibir carrossel de imagens A máquina adquirida para os campi facilitará aula prática

A máquina adquirida para os campi facilitará aula prática

Para melhorar as aulas práticas dos estudantes dos cursos agrícolas ofertados pelo Campus Avançado Pedro Afonso e pelo Campus Colinas do Tocantins, do IFTO, foram adquiridas máquinas e implementos agrícolas. Os equipamentos já foram entregues, e no Campus Colinas do Tocantins, eles já estão sendo utilizados nas aulas práticas. “Antes o trator era emprestado, por conta disso, a prática era muito rápida, e agora temos pelo tempo que precisarmos”, comemorou o estudante Márcio Alves da Cruz, do curso técnico subsequente em Agropecuária do Campus Colinas do Tocantins.

No Campus Avançado Pedro Afonso, a comissão responsável pelo recebimento e pela vistoria dos equipamentos fez toda a análise das máquinas, que já estão prontos para a prática. “O trator vai contribuir para expandir o aprendizado teórico e levar os estudantes a aprender ‘o fazer’ das atividades diárias de uma fazenda ou empresa agrícola, aumentando também suas chances de entrar no mercado de trabalho com mais facilidade”, disse a professora da unidade Maria de Paula Soares. O diretor-geral pro tempore do Campus Colinas do Tocantins Paulo Hernandes Gonçalves também enfatizou a importância das aquisições. "Estes bens agrícolas são essenciais para o desenvolvimento da instituição, primeiro no que diz respeito à implantação e manutenção das Unidades Educativas de Produção (UEP) que se fazem necessárias aos cursos da área de agropecuária, e depois, porque é pertinente ao conhecimento tecnológico que precisa ser vivenciado pelos estudantes da área em questão"..

O professor do Campus Colinas do Tocantins Danilo Gomes de Oliveira também comemorou a novidade: "hoje consigo passar a teoria e, logo em seguida, aplicar na prática com equipamentos de alto valor no mercado e alta tecnologia, e é o que o aluno encontra quando sai do IFTO”.

O estudante José Carlos da Cruz, do curso técnico subsequente em Agropecuária do Campus Colinas do Tocantins, disse que "aumentou a facilidade de aprendizado por ter o material in loco e poder aplicar o conhecimento na prática”.

Aquisição

Cada campus recebeu um trator modelo 6110J da marca Jhon Deere, além de implementos agrícolas que serão utilizados em conjunto com o trator. De acordo com o pró-reitor de Administração, Rodrigo Gori, foram investidos R$ 455 mil na aquisição dos novos equipamentos. Ele ressaltou que a compra desse maquinário foi importante, pois as unidades têm um perfil agrícola, e destacou o trabalho conjunto. "Todo o processo de licitação foi realizado em parceria entre as equipes dos campi e da Reitoria", explicou, e completou que o trator e os implementos agrícolas também auxiliarão nos serviços de manutenção e limpeza das unidades.