Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mais de 25 mil kits alimentares foram entregues aos estudantes do IFTO em 2020 

Notícias

Mais de 25 mil kits alimentares foram entregues aos estudantes do IFTO em 2020 

PNAE

A previsão é que, até o final deste ano, 15 mil kits seja distribuídos
por Mayana Matos publicado: 24/08/2021 17h20 última modificação: 24/08/2021 17h36

O Instituto Federal do Tocantins (IFTO) continua, neste segundo semestre do ano, com as ações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Só em 2020, foram entregues aos estudantes o quantitativo de 25.153 kits e, até o final deste ano, a previsão é que sejam distribuídos, no total, 15 mil kits. 

O PNAE atende estudantes da educação básica (técnicos integrados, subsequentes e concomitantes e Educação de Jovens e Adultos). Os cardápios são semelhantes para as unidades, exceto a unidade de Araguatins, que possui gestão própria e fazenda escola, com grande produção alimentícia. Na maioria das unidades, os kits são compostos por frutas e industrializados,  que correspondem a 85% e 15% do cardápio praticado, respectivamente.

O IFTO desenvolveu uma cartilha educativa com orientações a respeito da correta higienização de mãos, alimentos, embalagens, utensílios e superfícies com o objetivo de evitar a propagação do novo coronavírus. A cartilha foi divulgada aos estudantes e está disponível no Portal do IFTO

Em boa hora!!!

A estudante Evanilza Araújo, da unidade de Pedro Afonso, falou sobre a importância desses kits, especialmente neste período de pandemia. "Nota-se que essa ajuda que o IFTO está fornecendo é uma forma de demonstrar a preocupação do Instituto em relação ao bem-estar de cada aluno e de seus familiares. E os alimentos são bastante saudáveis. Nessa pandemia que estamos vivenciando há quase dois anos, muitos estão necessitando de ajuda desse tipo, e isso está sendo amenizado com a ajuda desses kits", declarou. 

Para Gisele Silva, estudante na unidade de Porto Nacional, os alimentos chegam em boa hora para os que estão passando por dificuldades financeiras. "São alimentos ricos em fibras e outros nutrientes, que é algo que nós estudantes precisamos muito depois de horas estudando. Além do mais, é algo que nos motiva a nos alimentar bem e manter o foco nos estudos, sendo ainda uma grande ajuda aos estudantes que na pandemia estão passando dificuldades financeiras e não tem condições de adquirir tais alimentos. Então, é um projeto que eu acho incrível e que com certeza ajuda e motiva muito os estudantes", disse. 

O que chama a atenção para Thayane Aires Lopes, estudante da unidade de Pedro Afonso, é a qualidade e variedade dos alimentos. "Ajudou bastante, nós, alunos e nossas famílias, pois além de amenizar nas despesas alimentícias, ainda fez com que a gente tivesse contato com um alimento saudável e que melhorasse a nossa saúde e imunidade de uma certa forma. Vem ótimas frutas e os demais produtos também são de uma qualidade muito boa. Eu garanto que os kits chegaram em nossas casas em uma boa hora", afirmou.

Entrega

Vale ressaltar que cada unidade do IFTO possui seu cronograma de entrega dos kits. As entregas podem ser mensais ou quinzenais. As informações sobre datas, horários e locais de entregas estão sendo divulgadas nos sites institucionais e nas redes sociais das unidades. Os estudantes deverão ficar atentos aos prazos divulgados e, em caso de dúvidas, procurar as Comissões Locais de Execução do PNAE nas suas unidades, através dos endereços de e-mail abaixo:

Araguatins - gae.araguatins@ifto.edu.br

Araguaína - cae.araguaina@ifto.edu.br

Colinas do Tocantins - pnae.colinas@ifto.edu.br 

Dianópolis - copex.dianopolis@ifto.edu.br   

Formoso do Araguaia - pnae.formoso@ifto.edu.br   

Gurupi - pnae.gurupi@ifto.edu.br

Lagoa da Confusão - cma.lagoadaconfusao@ifto.edu.br

Palmas - dae.palmas@ifto.edu.br  

Paraíso do Tocantins - sae.paraiso@ifto.edu.br

Pedro Afonso - manutencao.pedroafonso@ifto.edu.br

Porto Nacional - cae.porto@ifto.edu.br

Reitoria - sane.reitoria@ifto.edu.br