Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Líderes estudantis reforçam importância do Campus Avançado Formoso do Araguaia

Notícias

Líderes estudantis reforçam importância do Campus Avançado Formoso do Araguaia

Reitoria Itinerante

Durante reunião com os gestores, os estudantes falaram das melhorias ocorridas na unidade
por Thâmara Filgueiras publicado: 29/11/2016 17h45 última modificação: 06/12/2016 19h18
Líderes estudantis conversam com gestores

Líderes estudantis conversam com gestores

As ações da Reitoria Itinerante, projeto que busca aproximar a equipe gestora da Reitoria do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) das comunidades dos campi, continuaram nesta terça-feira, 29, no Campus Avançado Formoso do Araguaia. Os gestores foram recepcionados pelo diretor e pelos servidores da unidade, e, em seguida, iniciaram a capacitação de uso do Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

Depois de visitar as instalações da unidade, o reitor do IFTO, Francisco Nairton, juntamente com a equipe gestora da Reitoria e o diretor do campus, Demis Gomes, reuniram-se com os representantes estudantis, e o reitor apresentou o panorama atual pelo qual passam os Institutos Federais de todo o Brasil, com destaque para o IFTO. Além disso, ele explanou as particularidades dos campi avançados, ressaltando a situação do Campus Avançado Formoso do Araguaia, focando as mudanças pelas quais a unidade tem passado.

Depois que os representantes das pró-reitorias apresentaram os seus objetivos gerais, os estudantes falaram, e, além dos agradecimentos à gestão, por atenderem às reivindicações do corpo discente, eles ressaltaram a importância da unidade do IFTO para o município de Formoso do Araguaia. “Esse é um sonho muito antigo, e ficamos muito felizes ao receber essa unidade”, disse o estudante do curso técnico subsequente em Agricultura Biratan Braga, que acrescentou que, antes da implantação do campus, procuravam sair da cidade, em busca de melhores ensino, e o IFTO possibilitou alternativas para a formação profissional.

Uma das primeiras estudantes da unidade, Joelma Pereira Maciel contou com orgulho que ingressou na instituição ainda durante a primeira oferta, que foi de um curso de Formação Inicial e Continuada (FIC), em 2014. Hoje ela está prestes a concluir o curso técnico subsequente em Informática, e já é técnica em Agricultura, formada pelo Campus Avançado Formoso do Araguaia, do IFTO. “Eu fecho, em dois anos, meu ciclo na instituição, já com muita saudade pela quanto eu criei uma relação agradável com o campus. É a realização de um sonho, e eu agarrei essa oportunidade com todas as forças”, contou emocionada.

Também participaram da reunião os pró-reitores de Desenvolvimento Institucional, Danilo Martins; de Ensino, Ovídio Dantas; e de Pesquisa e Inovação, Augusto Cesar; além do diretor de Relações Institucionais, Salatiel Lopes, que representa a Pró-reitoria de Extensão na ação.

 

SEI

Cumprindo a agenda de treinamentos do SEI, a chefe de Gabinete do Reitor, Quenízia Vieira, repassou aos servidores do campus as principais instruções para que todos estejam preparados para a implantação do sistema no IFTO, previsto para acontecer no dia 2 janeiro do próximo ano.

 

Ponto eletrônico

A diretora de Gestão de Pessoas, Edileuza França, aproveitou a oportunidade para explicar aos servidores da unidade os procedimentos padrões para inclusão de observações no Suap (Sistema Unificado de Administração Pública), utilizado para acompanhamento do ponto dos servidores do IFTO. As orientações são referentes ao documento publicado nesta segunda-feira, 28.

O reitor também esclareceu o processo de implantação do ponto eletrônico, e reforçou que não é interesse da gestão penalizar os servidores, mas que essa medida visou atender à determinações dos órgãos de controle. Na fala com os servidores, o reitor também apresentou também a situação do IFTO no atual contexto econômico, e finalizou sua fala repassando aos servidores da unidade as falas dos estudantes que elogiaram a atuação dos professores e técnicos administrativos no desenvolvimento da unidade.