Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Líderes estudantis apresentam demandas e parabenizam gestão do Campus Colinas do TO

Notícias

Líderes estudantis apresentam demandas e parabenizam gestão do Campus Colinas do TO

Reitoria Itinerante

Em reunião com os representantes dos alunos, gestores ouviram as principais solicitações da classe estudantil
por Thâmara Filgueiras publicado: 22/09/2016 10h17 última modificação: 04/10/2016 17h04
Estudantes apresentam principais demandas do campus

Estudantes apresentam principais demandas do campus

A ação da Reitoria Itinerante no Campus Colinas do Tocantins, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), contou com reunião entre os líderes estudantis e as equipes gestoras da Reitoria e da unidade. O encontro finalizou as atividades desta terça-feira, 20.

Luciano Gomes, presidente do Centro Acadêmico (CA) do curso de licenciatura em Computação, apresentou diversas demandas para o campus, e também elogiou a gestão por estar próxima dos estudantes. Entre os pontos apresentados destacam-se a instalação de uma reprografia, um restaurante universitário e um alojamento para atender os estudantes, além de apoio institucional para a realização de eventos culturais pelos estudantes, e planejamento participativo do orçamento, em especial, no que diz respeito à divisão dos recursos destinados à assistência estudantil.

A equipe gestora esclareceu ponto a ponto, e apresentou o que já tem sido feito para sanar algumas questões. O reitor Francisco Nairton disse que a gestão conhece as demandas, e pontuou que é necessário planejar e elencar prioridades, especialmente no momento de contingenciamento financeiro pelo qual passam as instituições públicas.

O diretor-geral do campus, Paulo Hernandes, afirmou que muitas das solicitações apresentadas, como alojamento e restaurante para a comunidade acadêmica estão nos planos de obras, mas explicou: “tudo deve ser realizado ao seu tempo. No momento, estamos trabalhando para finalizar o bloco de salas de aula e o calçamento, que garantirá o acesso facilitado dos estudantes com deficiência”, e esclareceu que é necessário, antes, estruturar melhor os laboratórios.

Paulo classificou como prioridade a questão da acessibilidade, pois a unidade conta em seu corpo discente com dois estudantes que necessitam de instalações apropriadas para circularem livremente pelo campus, e pontuou que a gestão da unidade acompanha de perto a execução de todas as obras.

O diretor de Assistência ao Estudante Higor Lira falou que o Programa de Assistência Estudantil pode auxiliar os estudantes em algumas questões, como a do alojamento, pois há auxílios destinados a alimentação e aluguel, entre outros benefícios. Ele completou que a participação dos estudantes nos debates é importante para melhorar os serviços prestados, e reforçou a necessidade do engajamento dos representantes estudantis.

Ao final da reunião, os estudantes parabenizaram as equipes do campus e da Reitoria pelos trabalhos desenvolvidos na unidade, e destacaram a rapidez com que o campus tem crescido, mesmo no atual contexto econômico.