Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IV Semana da Física acontece de 21 a 24 de maio

IV Semana da Física acontece de 21 a 24 de maio

Campus Palmas

Evento tem como tema os estudos de Johannes Kepler
por Mayana Matos publicado: 14/05/2019 10h00 última modificação: 14/05/2019 10h38

O Instituto Federal do Tocantins (IFTO) realizará, entre os dias 21 e 24 de maio, a IV Semana da Física. O evento é promovido pelo Campus Palmas e terá como tema "Astronomia Johannes Kepler: sua importância para o avanço científico". Importantes nomes da Física e Astronomia brasileira estarão presentes: o professor João Batista Garcia Canalle, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, também coordenador da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e da Mostra Brasileira de Foguetes, e José Abdalla Helayel-Neto, do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, no Rio de Janeiro.

O tema do evento faz referência às leis de Johannes Kepler sobre o movimento dos planetas, que lançaram bases para que a Gravitação fosse estudada e melhor compreendida ao longo dos tempos, passando por nomes como Isaac Newton, Albert Einstein, Stephen Hawking, dentre outros.

A programação conta com palestras sobre a Astronomia e Astrofísica, com temas que se referem ao ensino de Ciências e Matemática; utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação no processo de ensino aprendizagem; o papel social do ensino de Física por meio de projetos desenvolvidos em comunidades carentes; Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e outros. Também serão ofertados minicursos voltados para a formação inicial e continuada de professores.

No período vespertino dos dias 23 e 24, o público poderá participar da apresentação do projeto Ciência Criativa, conduzido pelos professores do IFTO Luís Augusto Flexa e Éber Souza. O objetivo é mostrar conhecimentos da ciência de forma criativa e dinâmica. Por sua vez, a I Mostra de Foguetes de Garrafa PET do Campus Palmas será realizada no dia 22, no período vespertino. A iniciativa conta com o apoio dos os professores Rodrigo Fonseca de Araújo (Campus Porto Nacional) e do professor Jonierson de Araújo da Cruz (Campus Araguaína. A mostra terá como árbitro o professor João Batista Canalle, coordenador da OBA.

Outra atração prepara aos participantes é o espaço para observações astronômicas, com telescópios e exposição de experimentos. Estas e outras atividades da programação estão disponíveis aqui. As inscrições são gratuitas e destinadas ao público em geral. O evento acontecerá no auditório central do Campus Palmas.

Caravanas

A organização IV Semana de Física do Campus Palmas informa que, os interessados em trazer turmas para participação no evento, devem efetuar agendamento através do e-mail semanadafisicaifto@gmail.com ou pelo telefone do professor Francisco Romero (63) 98116-6028.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas por meio da Página Oficial IV Semana da Física.