Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Integração e espírito esportivo são a marca do III JIF

Integração e espírito esportivo são a marca do III JIF

Jogos Internos

Competição envolveu estudantes do Ensino Médio e Superior de Porto Nacional
por Greiciane Souza publicado: 10/12/2019 10h35 última modificação: 10/12/2019 10h35

A terceira edição dos Jogos Internos (JIF) da unidade Porto Nacional do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) chegou ao fim no sábado, 7. Foram dois dias e meio dedicados ao esporte, com objetivo de promover a integração e o espírito esportivo entre os estudantes.

Enquanto na quinta-feira (5), logo após a cerimônia de abertura, houve partidas de vôlei e basquete, a sexta-feira (6) foi marcada pela variedade de modalidades. Estudantes competiram no futebol, futsal society, vôlei de praia e atletismo. Já no sábado, último dia de jogos, mais modalidades completaram a programação- tênis de mesa e xadrez-, além das finais e premiação dos campeões.

Com a diversidade da programação, Alana Mendes pode competir nos seus esportes favoritos. A estudante do 2º ano de Meio Ambiente participou do vôlei, futsal e xadrez- nesse último, conquistando o 1º lugar. Além da variedade de esportes, ela também destaca a integração como ponto positivo do JIF. “Eu gosto dos jogos porque une mais as pessoas”, afirma.

Gabrielle Parente, do 2º ano de Administração, também ressalta a integração entre os estudantes como destaque no III JIF. Ela credita à harmonia entre os colegas como fator decisivo na vitória da sua equipe na modalidade voleibol misto. “Nossa turma é uma família, por isso que a gente ganhou, tivemos muita união”, declara a estudante.

Além dos estudantes do Ensino Médio, alunos dos cursos superiores também puderam participar dos jogos. Paulo França, do 5º período de Licenciatura em Computação, explica que a JIF é um importante período de descontração, já que “tem o dia cheio de trabalho, à noite tem aula, então esses momentos são bem prazerosos não só para os jogadores como para a torcida também”.

Mário Silvério, presidente do grêmio estudantil Renovare- responsável pela terceira edição do JIF, avalia positivamente a competição. “Todos puderam aprender companheirismo, colocar em prática suas habilidades esportivas e interagir com todas as turmas. Isso é muito bom o espírito esportivo. No geral, foi muito bom, bem organizado e sem problemas que não pudessem ser resolvidos”. Além do grêmio, a gerência de administração da unidade também foi responsável pela realização dos Jogos Internos.

Com esquema de pontuação acumulativo, onde cada medalha pontuava no quadro geral, a equipe do 2º ano de Meio Ambiente ficou na primeira colocação geral, seguida pelo 2º ano de Administração e 3º ano de Informática. Além de troféus, os ganhadores também receberam um valor em dinheiro.

A cobertura fotográfica da cerimônia de abertura pode ser conferida na página oficial do IFTO no Facebook.