Você está aqui: Página Inicial > Notícias > II Semana do Meio Ambiente apresenta alternativas sustentáveis

Notícias

II Semana do Meio Ambiente apresenta alternativas sustentáveis

Dia Mundial do Meio Ambiente

Programação teve ações voltadas aos estudantes, servidores, colaboradores e à comunidade externa
por publicado: 10/06/2019 16h33 última modificação: 10/06/2019 17h04

O Instituto Federal do Tocantins (IFTO) realizou a II Semana do Meio Ambiente, de 3 a 6 a junho, em Gurupi. A programação contemplou várias ações e ofertou alternativas sustentáveis aos estudantes, servidores, colaboradores e à comunidade externa.

A semana contou com palestras, oficinas, concurso e apresentações culturais voltados à conscientização ambiental. Segundo a coordenadora -geral do evento, professora Kárita Alves, “precisamos nos responsabilizar por todo impacto que nossa ocupação causa e pode afetar as futuras gerações e a II Semana do Meio Ambiente concretiza-se como esse local de reflexão. Recebemos quase 250 inscrições, com envolvimento efetivo da comunidade, dos nossos estudantes e servidores, inclusive recebemos alunos do 9º ano do Colégio Estadual Adjulio Balthazar, do município de Alvorada, que participaram das atividades do dia do evento e foram recebidos pelo diretor Marcelo Terra”, finaliza.

Nas palestras foram abordados temas de iniciativas sustentáveis como a produção de lixeiras ecológicas com pneus descartados por empresas, geossintéticos para aplicações ambientais e produção de energia por meio de fontes renováveis. Nas oficinas, os participantes puderam aprender a produzir sabão caseiro com a instrutora Zélia Barros e a preparar matéria-prima para a produção de adubo e fertilizante natural com o professor Frankinaldo Pereira.

A inauguração do Jardim dos Servidores foi destaque no evento, ele é um espaço construído com material reciclado para cada servidor da Instituição plantar sua muda, a coordenadora de Extensão da unidade, Joedna Silva, foi a idealizadora do projeto. “Ressalto aqui o quanto uma ação do bem impacta, pois vimos a vontade de participação dos estudantes e também dos servidores. O envolvimento multidisciplinar foi visível: a linda pintura na parede por exemplo, foi feita por um de nossos estudantes do curso de Teatro. A preparação do paisagismo, o plantio foi feito por estudantes de Ensino Médio integrado e graduação. Enfim, foi nítido o envolvimento da comunidade escolar na ação, e tenho certeza que cada um que direta ou indiretamente contribuíram não saíram dali sem aprender alguma coisa no campo do ensino, pesquisa e extensão”, enfatiza a coordenadora.

O evento também contou com o "Concurso meu móvel reciclado", de acordo com o regulamento, o móvel ou conjunto de móveis, precisaria ser fabricado com uso predominante de material reciclável (garrafas, pneus, pallets, tambores) e os trabalhos inscritos serão direcionados para o espaço de convivência dos estudantes, no pavimento térreo, do Bloco 05.