Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFTO4Change tem momento para apresentação detalhada de como participar do desafio

Tira-dúvidas

Foram esclarecidos critérios de participação, objetivos do desafio e sobre como devem ser as propostas
por Greiciane Souza publicado: 03/12/2020 18h24 última modificação: 03/12/2020 18h33

Na tarde desta quinta-feira (3), o 2º Identidade do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) reservou um espaço na sua programação para uma apresentação detalhada do IFTO4Change, cujas inscrições estão abertas até o dia 16 de dezembro. Interessados em participar do desafio de ideias tiveram a oportunidade de entender todos os pontos da Chamada Pública Nº 3/2020/REI/IFTO e esclarecer dúvidas.

Higor Lirapresidente da Comissão Organizadora, iniciou a apresentação explicando IFTO4Change como sendo “um chamado do IFTO para mostrarmos mais uma vez nossa missão institucional sendo cumprida com propostas de solução para problemas sociais observados pela nossa comunidade”. Assim, a proposta do desafio é instigar a comunidade acadêmica a observar sua realidade local, identificar possíveis problemas e propor soluções plausíveis de serem aplicadas. Para ilustrar as possibilidades de ideias e estimular as equipes, foram exibidos vídeos dos competidores participantes da edição passada do desafio.

Em sua 2ª edição, o desafio IFTO4Change é direcionado às problemáticas decorrentes da pandemia atual do novo coronavírus. A ideia, segundo Higor Lira, é “utilizar as habilidades e competências desenvolvidas pela instituição para fazer a diferença. Além do contexto atual, as propostas também devem atender a um ou mais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Por isso, na sua apresentação, o presidente da comissão explicou ponto a ponto cada um desses objetivos, mostrando como as equipes necessitam pautar suas soluções tendo em mente as temáticas do ODS.

Ao final da explanação, um balcão de atendimento virtual foi disponibilizado para os interessados tirarem suas dúvidas.

Saiba mais

O IFTO4Change é um desafio de ideias, de caráter educacional, voltado à transformação social, promovido por uma comissão formada pelas Pró-Reitorias de Assuntos Estudantis (Proae), Ensino (Proex), Extensão (Proex) e Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Propi), na agenda do Programa Estudantes em Ação, dirigida pela Diretoria de Articulação Estudantil (DAE) da Proae.  Além destes, a comissão organizadora conta com representação da Diretoria de Comunicação (Dicom).

Participe do IFTO4Change!

A inscrição é feita pelo mentor (servidor do IFTO) e a equipe. Além do mentor, cada equipe deve ter de três a cinco estudantes, que podem ser de cursos, níveis e campi diferentes. Os estudantes só poderão integrar às equipes enquanto estiverem matriculados. O mentor deverá preencher a ficha de inscrição on-line, até o dia 16 de dezembro, disponível neste endereço eletrônico. A inscrição e a participação no IFTO4Change 2020 é gratuita e somente será considerada válida se forem atendidos todos os requisitos da Chamada Pública.

A banca final será realizada no mês de abril do próximo ano. No perfil oficial do IFTO no Instragram está disponível uma live gravada para tirar todas as dúvidas de como participar do desafio.

Como prêmio, cada membro da equipe campeã receberá um notebook e uma experiência internacional virtual com o Canadá sobre empreendedorismo social e multiculturalismo. Já os integrantes da equipe vice-campeã serão premiados com um tablet e uma experiência virtual com uma instituição em Florianópolis, Santa Catarina, também sobre empreendedorismo social, enquanto os membros da equipe que alcançar o terceiro lugar receberão um celular smartphone.