Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFTO seleciona estudantes e professores para Programa Residência Pedagógica

Notícias

IFTO seleciona estudantes e professores para Programa Residência Pedagógica

Oportunidade

As inscrições devem ser feitas entre os dias 18 e 22 de março
por Maiara Sobral publicado: 15/03/2019 16h57 última modificação: 15/03/2019 16h57

O Instituto Federal do Tocantins (IFTO), por meio do Programa Residência Pedagógica, está com seleção aberta para estudantes residentes e professores preceptores. As inscrições devem ser feitas entre os dias 18 e 22 de março. A solicitação, acompanhada de todos os documentos comprobatórios, deve ser protocolada somente pelo candidato ou por procurador legalmente instituído, no setor responsável por essa função, na unidade onde o núcleo do subprojeto pretendido é realizado. 

A seleção para estudantes é regida pelo pelo Edital nº 11/2019 e oferta 21 vagas (para a condição de não bolsista), distribuídas nos seguintes subprojetos: Computação (Araguatins), Física, Matemática e Letras (Palmas). Além de cadastro de reserva para: Ciências Biológicas (Araguatins) e Computação (Porto Nacional).   

Já o processo seletivo para professores preceptores segue o Edital nº 10/2019, que dispõe uma vaga de bolsista para o núcleo do subprojeto de Computação, em Araguatins, e formará cadastro para os subprojetos: Ciências Biológicas (Araguatins); Física, Matemática e Letras (Palmas) e Computação (Porto Nacional). Os preceptores são professores  da educação básica das redes públicas de ensino responsável pelo acompanhamento das atividades desenvolvidas pelos residentes dos cursos de licenciatura do Instituto.

Programa Residência Pedagógica 

O Programa de Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso. (Retirado do Portal da Capes)