Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFTO sediará Olimpíada Brasileira de Robótica

Notícias

IFTO sediará Olimpíada Brasileira de Robótica

Competição

Evento acontecerá dias 13 e 14 de setembro, em Porto Nacional
por publicado: 11/09/2019 14h08 última modificação: 11/09/2019 14h09

Por Greiciane Souza

A unidade de Porto Nacional do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) sediará, nos dias 13 e 14 de setembro, a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), na modalidade prática. É a primeira vez que o evento acontecerá no interior do estado.

A etapa da OBR no Tocantins reunirá mais de 140 competidores de todo o estado, divididos em 46 equipes. Os participantes serão agrupados em dois níveis: no primeiro, competem entre si estudantes do Ensino Fundamental, já o nível é composto por competidores do Ensino Médio e Técnico.

A programação do evento em Porto Nacional começa às 19h da sexta (13), no Centro de Convenções Vicente de Paula Oliveira – “Comandante Vicentão”, com recepção e cadastramento dos competidores. O sábado (14) será dedicado às competições. Os participantes serão desafiados a programar seus robôs para seguir um percurso, com obstáculos, em um tempo máximo de cinco minutos e cumprindo alguns desafios. A equipe cujo robô conseguir percorrer todo o trajeto com menos penalidades garante vaga na etapa nacional, marcada para o período de 22 a 26 de outubro em Rio Grande, no Rio Grande do Sul. De cada nível, sairá apenas uma equipe vencedora.

Spartron Robotica.cpp e Spartron Robotica.blok são as duas equipes representantes da unidade Porto Nacional do IFTO na olimpíada. A primeira é formada pelos estudantes Marcus Júnior e Gerson Luís (ambos do 3º ano de Informática)Euzilan Mateus (3º ano de Administração) e Tiago Balbino (2º ano de Administração). Já a Spartron Robotica.bloc é composta por João Pedro e Rafael Sebastião, do 2º ano de Informática, Matheus Escobar, 3º ano de Informática, e Jéssica Melo, 1º ano de Administração. As duas equipes fazem parte do projeto Spartron Robotica, coordenado pelo professor Demis Carlos, que também conta com estudantes de cursos superiores está em atividade desde 2017. Nesses dois anos de atividade, a Spartron Robotica já conquistou vários feitos e realizou diversas ações, incluindo palestras, apresentações de artigos e oferta de minicursos.

Gerson Luís, estudante que integra a Spartron Robotica.cpp, está animado com a realização da OBR em Porto Nacional. Esta será a sua segunda participação na competição disputar em casa já está sendo especial. “Estamos com força total, principalmente porque contaremos com o apoio da torcida. Estamos preparados e empolgados em mostrar nosso trabalho”, declarou o participante.

Olimpíada Brasileira de Robótica- Com objetivo de estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro, OBR destina-se a todos os estudantes de qualquer escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico em todo o território nacional, e é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos.