Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFTO realiza Semana de Análises Clínicas em Araguaína, no mês de novembro

Notícias

IFTO realiza Semana de Análises Clínicas em Araguaína, no mês de novembro

Capacitação

Será realizada a pré-semana do evento, nos dias 29 e 30 de outubro
por Maiara Sobral publicado: 21/10/2019 14h08 última modificação: 21/10/2019 14h09

Com o objetivo de comemorar e homenagear as atividades realizadas pelo profissional de Análises Clínicas, o Instituto Federal do Tocantins (IFTO) realiza a Semana de Análises Clínicas 2019, em Araguaína, que acontecerá entre os dias 4 e 8 de novembro. As inscrições podem ser feitas na Página da Semana de Análises Clínicas.

O evento também busca ressaltar a  importância desse profissional na valorização do ser humano por meio do auxílio no diagnóstico de enfermidades e nos processos de pesquisas e atividades laboratoriais. Além disso, a semana visa reconhecer a atuação profissional.

A Semana de Análises Clínicas 2019 promoverá diversas atividades, palestras e minicursos com o objetivo de enriquecer o conhecimento, realizar trocas de experiências e enfatizar a importância da profissão entre estudantes e profissionais da área.

Confira algumas atividades já confirmadas no evento:

  • Oficina de Identificação de Treatomídeos e Culicídeos. Veterinária com Ketren Gomes;

  • Minicurso - Vacinas: Desenvolvimento e uso, ministrante Ramom de Freitas Santos;

  • Minicurso - Zoonoses transmitidas através do leite e carne,  ministrante Cláudio Henrique Clemente Fernandes;

  • Minicurso - Evolução e organização do SUS em Araguaína,  ministrante enfermeiro Murilo Alves Bastos;

  • Minicurso - Atendimento ao surdo – Comunicação e respeito, ministrante Isabela Marinho - Intérprete de Libras do Campus Araguaína;

  • Mesa-redonda - As perspectivas de Análises Clínicas no Norte do Brasil - moderadora – Rosa Maria Machado de Sena;

  •  Mesa Redonda - Análises Clínicas - Do SUS ao Laboratório Particular, excelência em atendimento - moderadora Sabrina Guimarães Paiva;

Pré-semana de Análises Clínicas 2019

A pré-semana de Análises Clínicas do Campus Araguaína, do IFTO, antecede a Semana de Análises Clínicas 2019. Nesse pré-evento,  a ser realizado nos dias 29 e 30 de outubro, será ofertado um curso, com carga horária de 8h, ministrado pela especialista em Gestão Ambiental e farmacêutica-bioquímica, Elza Angélica e Sousa Coutinho, que é gestora ambiental do Hemocentro Regional de Araguaína (HRA) e gestora da Qualidade do Laboratório Prime. Nesse curso, teórico-prático, a ministrante demonstrará as atividades de gestão de resíduos de ambientes de saúde e práticas afirmativas que podem diminuir impactos na natureza para um público de 20 pessoas. (Com contribuições de Leidimar Alves)