Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFTO realiza Planejamento Pedagógico Integrado da Região Sul

IFTO realiza Planejamento Pedagógico Integrado da Região Sul

Capacitação

Ação contou com a participação de Gurupi, Lagoa da Confusão e Formoso do Araguaia
por Maiara Sobral publicado: 29/01/2020 15h01 última modificação: 30/01/2020 14h22

Com a colaboração de Luícia Ferreira

Nos dias 23 e 24 de janeiro, os servidores das unidades Gurupi, Lagoa da Confusão e Formoso do Araguaia, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), estiveram reunidos para elaboração do Planejamento Integrado da Região Sul.

Pela primeira vez que planejamento pedagógico, previsto semestralmente em cada calendário acadêmico, foi realizado em um único evento, envolvendo diferentes unidades, a reunião aconteceu em Gurupi.

O início das atividades foi marcado pela apresentação cultural do grupo musical: Camerata - Ottoni Bevenuto e a palestra: “Educar no presente para sobreviver no futuro: currículo e inovação na Educação Profissional e Tecnológica.” A exposição foi proferida pelo professor Rodolfo Fiorucci, diretor-geral da Unidade Jacarezinho, do Instituto Federal do Paraná (IFPR), que no período da tarde também compartilhou sobre as vivências na sua unidade e ministrou oficina aos participantes.

A programação continuou no dia seguinte com a mesa-redonda: “Identidade & Cultura IFTO” ministrada pelos professores Adelma Ferreira, da Unidade Gurupi e Stefan Oliveira, diretor de Ensino Básico e Técnico do IFTO, com a mediação da professora Márcia Adriana Ribeiro, da Unidade Formoso do Araguaia.

Em seguida, foi discutida a avaliação discente para século XXI, na mesa redonda composta pela professora Alaíde Santiago, assessora Pedagógica da Diretoria Regional de Ensino (DRE), de Gurupi, professor Rodolfo Fiorucci e com mediação do professor Helan de Souza, da Unidade Lagoa da Confusão.

Durante o período vespertino, os servidores da unidade anfitriã participaram do treinamento: “Elaboração e registro de plano de trabalho/ ensino. Informações e dicas Sistema Eletrônico de Informações”, ministrado pelo coordenador de Tecnologia da Informação (TI), Guilherme Quintino e pela coordenadora de Apoio ao Ensino e Aprendizagem (Coape), Milene Queta.

Para o professor da Unidade Gurupi, Adailson Costa, as palavras para o planejamento pedagógico neste novo formato são: integração e experiência. “Uma oportunidade rica de integração das realidades das diversas unidades do Sul do estado, mas também a integração com as experiências exitosas da rede do Institutos Federais (IF's). A atividade nos ajuda a conseguir referências do que está dando certo e como tudo isso pode ajudar a aperfeiçoar nossa experiência enquanto docente e enquanto equipe de trabalho”, destaca o professor.

“O evento foi muito bom, trouxe-nos uma reflexão sobre o papel do professor de ensino técnico, o papel da instituição enquanto promotora de desenvolvimento econômico e social e quais as tendências da educação técnica para o século XXI. As mesas-redondas do segundo dia trouxeram uma dinâmica interessante e os temas abordados foram de grande pertinência. A integração com colegas de outras unidades e troca de experiências foi bem proveitosa. Para a Unidade Gurupi foi uma grande satisfação receber os demais colegas”, finalizou o diretor-geral, Marcelo Terra, agradecendo a presença de todos os servidores participantes.