Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFTO realiza formatura do curso de Libras ofertado à BRK Ambiental

IFTO realiza formatura do curso de Libras ofertado à BRK Ambiental

Inclusão

Parceria entre Instituto e empresa proporciona inclusão e acessibilidade nos atendimentos
por Mayana Matos publicado: 26/10/2018 20h00 última modificação: 26/10/2018 19h11

Será realizada neste sábado, 27, no auditório da Reitoria, às 14h, a formatura dos atendentes da BRK Ambiental que concluíram o curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras), ofertado pelo Instituto Federal do Tocantins (IFTO). O curso é fruto de uma parceria entre o Instituto e a BRK Ambiental, que tem o objetivo de promover inclusão e acessibilidade no atendimento da concessionária de água.

A capacitação foi ministrada pelos intérpretes Alini Alves, que também é coordenadora de Educação Inclusiva do Campus Palmas; Gilmas Reis, também do Campus Palmas e Eliete Costa, da Universidade Católica do Tocantins. O curso teve duração de três meses e foram capacitados 14 estudantes em Palmas.

“O que mais angustia as pessoas surdas não é a surdez em si, mas o obstáculo na comunicação que ela proporciona. A utilização da Língua Brasileira de Sinais é uma forma de garantir a preservação da identidade das pessoas e comunidades surdas. Além disso, contribui para a valorização e reconhecimento da cultura surda que, por tanto tempo, foi alvo da hegemonia da cultura ouvinte”, declarou a intérprete Alini Alves.

Sobre o curso ofertado, Alini destacou que o mesmo “proporcionou para os alunos conhecimento de modo que atendam aos surdos de um jeito mais inclusivo e humano, atingindo-os positivamente na língua deles”.

Para o próximo ano está prevista a capacitação dos atendentes da concessionária nas cidades de Araguaína, Gurupi e Porto Nacional.