Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFTO realiza doação de materiais de higiene à Unidade Prisional Feminina de Palmas

Notícias

IFTO realiza doação de materiais de higiene à Unidade Prisional Feminina de Palmas

Extensão

Ação foi fruto de Desafio Natalino realizado na Reitoria
por Maiara Sobral publicado: 23/01/2019 14h13 última modificação: 23/01/2019 14h15
Exibir carrossel de imagens IFTO realiza doação de materiais de higiene à UPF de Palmas

IFTO realiza doação de materiais de higiene à UPF de Palmas

Como parte do Desafio Natalino da Reitoria, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), os servidores da unidade arrecadaram materiais de higiene pessoal, para serem distribuídos às reeducandas da Unidade Prisional Feminina (UPF) de Palmas. A entrega dos produtos foi realizada na última terça-feira, 22. O momento contou com a presença da pró-reitora de Extensão, Gabriela Cabral e da pró-reitora de Assuntos Estudantis, Marilene Sepulvida. 

"Muito importante receber as doações externas, as reeducandas sentem-se valorizadas e ficam muito felizes. A distribuição dos kits de higiene é feita uma vez por mês, no caso daquelas que recebem visitas, elas costumam trocar os itens com as colegas que não têm os itens", destaca a diretora da UPF Palmas, Cátia Carneiro.

Segundo a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Marilene Sepulvida, "encontrar mulheres naquela condição de cárcere, só nos dá a certeza, de que há muito por fazer em favor daquelas mulheres. Sobra necessidade de toda ordem, e o IFTO detém estrutura, que pode de alguma forma contribuir para a transformação da realidade delas".

Além disso, Marilene esclarece que com a apresentação das demandas, ficou evidente a necessidade de uma formação voltada ao empreendedorismo, como forma de possibilitar melhores escolhas e a transformação de suas realidades, de suas vidas. 

Nesse sentido, a pró-reitora de Extensão, Gabriela Cabral, reforça o papel institucional. "O IFTO enquanto instituição pública tem papel fundamental no desenvolvimento de ações sociais pois, devemos assumir protagonismo no que tange à redução dos problemas sociais locais e regionais". 

"Ao participar de ações desta natureza, o IFTO incentiva o envolvimento dos estudantes que são estimulados a valorizar e aprender conteúdos de cunho social, o que consequentemente impacta positivamente na formação integral dos nossos estudantes", complementa Gabriela.  

Sendo assim, possíveis parcerias entre o IFTO e a UPF Palmas estão em discussão, para que as histórias de vidas das reeducandas sejam transformadas por meio da educação.