Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFTO promove X Fórum de Ensino

Notícias

IFTO promove X Fórum de Ensino

Proen

Evento é realizado na unidade de Araguatins
por Mayana Matos publicado: 07/06/2019 10h00 última modificação: 07/06/2019 14h52

O Instituto Federal do Tocantins (IFTO), por meio da Pró-reitoria de Ensino (Proen), iniciou nesta quinta-feira, 6, na unidade de Araguatins, o X Fórum de Ensino 2019, que reúne  gerentes de Ensino e equipes pedagógicas das diversas unidades do Instituto. O Fórum tem como objetivo contribuir com o planejamento e desenvolvimento das ações educacionais, bem como articular e promover debates e análises de questões educacionais no âmbito do IFTO.

O primeiro dia da programação contou com a oficina "Soluções Criativas com Design Thinking", promovida no período matutino. No período vespertino foram discutidos temas acerca do projeto de criação do Centro de Referência em EaD; a  Instrução Normativa 02/2017, que se refere aos procedimentos para a emissão de declarações, histórico escolar/acadêmico, certificados, diplomas e livro de registro; a  curricularização da extensão e resoluções do Conselho Nacional de Educação (CNE) dos cursos de graduação em Engenharia e em Educação Física, Por último, foram tratadas questões sobre o Projeto Pedagógico Institucional (PPI). 

Nesta sexta-feira, 7, os participantes acompanharão a apresentação da metodologia adotada para levantamento do quadro de oferta de vagas, para Plano de Desenvolvimento Institucional (2020-2024) e a apresentação da minuta das Diretrizes Curriculares Institucionais para cursos técnicos do IFTO. 

Vale destacar que a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Proae) também está presente no Fórum de Ensino, com foco na construção da política de inclusão do IFTO. "O trabalho de inclusão dentro da instituição perpassa todas as ações desenvolvidas para o melhor atendimento dos nossos estudantes no seu itinerário formativo, visando o acesso, a permanência e o êxito", destaca a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Marilene Sepulvida.

Reunião técnica com setores pedagógicos 

Dentro do X Fórum de Ensino acontece a reunião técnica com os setores pedagógicos junto às unidades. Na ocasião, foram desenvolvidas oficinas, dinâmicas, a roda de conversa “Vamos sair do casulo rumo ao protagonismo?” e debates sobre dimensões e possibilidades do trabalho pedagógico realizado pelos setores técnicos pedagógicos do IFTO. Também consta na programação discussões sobre Política de Inclusão e Diversidade do IFTO; palestra "Quais os maiores desafios da Gestão Educacional no âmbito do IFTO?" e socialização de relatos de experiências. O evento encerra ao final  desta sexta-feira, 7.