Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFTO promove IX Seminário de Gestão de Pessoas

Notícias

IFTO promove IX Seminário de Gestão de Pessoas

Evento

Saúde mental do servidor e Previdência constam na programação
por Mayana Matos publicado: 26/11/2019 10h00 última modificação: 26/11/2019 10h59

Iniciou nesta terça-feira, 26, e segue até a próxima sexta-feira, 29, o IX Seminário de Gestão de Pessoas do Instituto Federal do Tocantins (IFTO).  O Seminário é destinado aos servidores que atuam na área de Gestão de Pessoas no âmbito do IFTO.  Entre os objetivos, está o de alinhar e otimizar o trabalho realizado pelos profissionais da área. 

Nesta edição, a programação conta com palestras voltadas para a saúde mental dos servidores; Reforma da Previdência; Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas; Plano de Desenvolvimento de Pessoas do IFTO; atualização da Instrução Normativa referente ao pagamento de Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso; procedimento de rotinas na área de Gestão de Pessoas; bem como o papel do setor na mediação de conflitos. Assuntos como Programa Qualidade de Vida, jornada de trabalho, frequência e outros temas estão detalhados na programação, acessível aqui.  

"É muito gratificante estar aqui com todos vocês. Esse ano de 2019 foi extremamente atípico e marcante na área de gestão de pessoas devido às mudanças no órgão central, com uma série de alterações e normativas. O Seminário vem com o intuito de discutirmos todas essas mudanças, de elucidar, trazer clareza e segurança, trocar ideias e compartilhar experiências", ressaltou Juliana Queiroz, diretora de Gestão de Pessoas do IFTO, enfatizando mudanças recentes, que envolvem o setor, como a Reforma da Previdência. 

Juliana ressaltou também a amplitude e as múltiplas facetas inerentes ao setor. "O Seminário foi pensado de forma a contemplar o maior número de áreas possíveis. Nossa atuação não está restrita a atividade A ou B. A Gestão de Pessoas ocupa um lugar estratégico dentro do órgão. Não lidamos apenas como normativas e folhas de pagamento. Trabalhamos também com promoção de saúde, com mediação de conflitos, com acolhimento. Essa compreensão da abrangência da nossa atuação deve partir primeiramente de nós mesmos", afirmou. 

Na ocasião, o reitor do IFTO, Antonio da Luz Júnior, desejou boas-vindas aos participantes e enfatizou a importância da unificação dos esforços e trabalhos na área de gestão de pessoas como sendo um único setor. "A equipe da Gestão de Pessoas precisa realmente ser compreendida como única. E essa mesma mensagem já estamos levando para outras áreas. Existe um trabalho coordenado entre as unidades. Estamos buscando padronizar as atividades e com isso melhor aproveitar o esforço do trabalho que temos na instituição. Vamos buscar trabalhar em conjunto, preservando nossas posições e atuações, dentro da legislação, respeitando a autonomia e os aspectos legais de todos os envolvidos ", disse.

Primeiro dia

O Seminário iniciou com a palestra "Cuidando da saúde mental dos servidores", ministrada pela psicóloga Ruth Andrade. Ainda pela manhã, serão abordados temas como "A assistência à saúde do servidor através do SIASS", com a enfermeira Ana Flávia Silva e "Ações do Programa Qualidade de Vida", com a pedagoga Kely Rejane. No período vespertino, os temas serão "O papel da Gestão de Pessoas na mediação de conflitos", com a psicóloga Rosângela Morbeck; "Atualização da IN referente à GECC", com Marianna Dornelles e, ainda, "Jornada de Trabalho e Política de Administração de frequência dos servidores", com Juliana Queiroz e Ronaldo Parente.