Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFTO promove Encontro Pedagógico Inclusivo

Notícias

IFTO promove Encontro Pedagógico Inclusivo

Inclusão e Diversidade

Núcleos estiveram reunidos no dia 17 de abril
por publicado: 24/04/2018 14h46 última modificação: 10/05/2018 13h21

O Instituto Federal do Tocantins (IFTO) promoveu no dia 17 de abril o Encontro Pedagógico Inclusivo, participaram da reunião os representantes dos núcleos nos campi.

A reunião foi realizada com o objetivo de tratar assuntos com desdobramentos desenhados para a Inclusão e Diversidade. Sendo assim, dentro das unidades educacionais a proposta do encontro foi traçar ações a fim de  garantir  a  permanência exitosa dos estudantes na instituição.

Durante a manhã, a coordenadora de Ações Integradas de Inclusão e Diversidade, Hérica Aguilar, esteve reunida com os representantes dos seguintes núcleos: Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) e Núcleo Educacional de Gênero e Sexualidade (Neges). Já no período vespertino o encontro foi com os representantes do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne).

Entre os assuntos discutidos, pode-se destacar: apresentação de novos membros dos núcleos e apresentação das ações realizadas no ano de 2017, apreciação da minuta de Inclusão e Diversidade do IFTO proposta para  a criação de um espaço no site dos campi para cada um dos núcleos - Napne, Neabi e Neges e apresentação de novas mudanças no sistema Siga-edu, em relação aos estudantes com deficiência.

Segundo Hérica, "o momento foi bastante produtivo, no qual buscamos construir a práxis de uma didática pedagógica inclusiva na organização do trabalho pedagógico onde deve ser constante o exercício da reflexão da ação".

Além das demandas contidas na pauta, foram discutidas outras situações levantadas pelos representantes. Desta forma, os participantes debateram possíveis resoluções, levando em consideração que cada campus tem as suas especificidades.

Vale ressaltar que participaram da reunião como colaboradoras as servidoras: Marilene Sepulvida, Divina Márcia  Vasconcelos, Vivian Dantas e Raquel Bezerra.