Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFTO promove AfroIdentidade no dia 21 de novembro

Notícias

IFTO promove AfroIdentidade no dia 21 de novembro

Consciência Negra

Além disso, serão realizadas programações locais nas unidades
por Maiara Sobral publicado: 18/11/2019 17h21 última modificação: 25/11/2019 17h22

O Instituto Federal do Tocantins (IFTO) promove nos dias 20, 21 e 22 de novembro, no Campus Palmas, o Identidade IFTO, evento que integra os trabalhos desenvolvidos na pesquisa, extensão, inovação, arte e cultura, diversidade e ensino, no âmbito da instituição. O AfroIdentidade faz parte dessa programação e será realizado no dia 21, com o objetivo de sensibilizar toda a comunidade para a importância das contribuições do povo negro na miscigenação e na cultura brasileira.

Serão realizadas palestras, oficinas e apresentações voltadas à temática da diversidade. Confira a Programação do AfroIdentidade. O evento integra parte das atividades realizadas pelo IFTO em razão do Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro.

"O Dia da Consciência Negra estabelece neste mês, uma agenda conjunta, agregando todas as atividades a serem realizadas nas diferentes unidades do IFTO, dada importância do tema e ainda a dimensão pedagógica e o viés educacional da agenda conscientizadora. O AfroIdentidade, evento da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Proae) do Identidade IFTO será mais um valioso espaço de conscientização de todos quanto à questão, que toma relevância na medida em que se reconhece a contribuição da cultura africana na cultura brasileira e visibiliza toda a sociedade afrodescendente no Brasil", destaca Marilene Sepulvida, pró-reitora de Assuntos Estudantis.

Confira as atividades nas unidades do IFTO:

Araguaína

19/11 às 17h - Workshop: Transição Capilar: liberdade, identidade e aceitação

28/11 às 15h - Mesa-Redonda: Corpos Negros em Espaços de Poder

Organização: NEABI Campus-Araguaína; UCCA-União das Crespas e Cacheadas de Araguaína; Coletivo Mulheres que Brilham e Universidade Federal do Tocantins

Local: Campus Araguaína

Araguatins

23/11 às 18h30 – Participação no evento organizado pela Secretaria de Educação do Município de Araguatins (exposição de fotos, desenhos e pinturas de autoria dos estudantes do  Campus Araguatins)

29 e 30/11 – I Encontro de pesquisadores da Ilha de São Vicente

Organização: Campus Araguatins, Universidade Federal do Tocantins e Lideranças do Quilombo

Dianópolis

25/11  a 27/11 - Amostra Afro com Ciência através de painéis  : abordagem sobre o racismo à brasileira e enaltecimento de negros e negras que lutam contra à violência racial. Filmes curtas sobre racismo

26/11  às 15h30 - Oficina : Meu cabelo é lindo! A intenção é proporcionar conhecimento e auto estima sobre a diversidade do cabelo crespo, às 15:30 , na sala de convivência

26/11 às 9h30 e às 21h- Capoeira Afro com Ciência

27/11 - Culminância  - Afro com Ciência

Local: Campus Dianópolis

Gurupi

18/11 e 19/11 - Apresentações culturais, palestras, exposição de trabalhos, oficinas

Local: Campus Palmas

Confira a Programação

Lagoa da Confusão

18/11  e 19/11 - Apresentações culturais e palestra sobre a contribuição dos negros para o Brasil

Local: Campus Avançado Lagoa da Confusão

Palmas

18/11 a 20/11 - Apresentações culturais, palestras, exposição de trabalhos, oficinas e mostra de cinema

Local: Campus Palmas

Confira a Programação

Paraíso do Tocantins

25/11 - Roda de conversa: O que eu cACHO do meu cabelo?

Local: Campus Paraíso do Tocantins

Organização: Projeto de Intervenção do Estágio Supervisionado do Curso de Serviço Social da Universidade Paulista (Unip)

Pedro Afonso

20/11 - Exibição do documentário  "Consciência negra", produzido pela TV Justiça, com mesa-redonda para discussão da importância do assunto, professora do IFTO, Fabiana da Rocha, com os palestrantes: Diego Batista Alves e Eva Lopes da Cruz Arndt.

Local: Campus Avançado Pedro Afonso

Porto Nacional

30/11 - Evento: Resistir para existir, contará com uma programação de reflexão com exposições , filmes , oficinas e apresentações culturais nas dependências da unidade, além da participação especial da Banda Tambores do Tocantins

Local: Campus Porto Nacional