Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFTO produz 1000 litros de sabão líquido para enfrentamento da Covid-19

IFTO produz 1000 litros de sabão líquido para enfrentamento da Covid-19

Projeto integra ações de combate ao novo coronavírus
por Maiara Sobral publicado: 23/09/2020 12h03 última modificação: 23/09/2020 12h12
Exibir carrossel de imagens Pra cego ver: Foto da equipe de produção no laboratório. Fim da descrição.

Pra cego ver: Foto da equipe de produção no laboratório. Fim da descrição.

Com o objetivo de contribuir na prevenção do contágio pelo novo coronavírus e dando continuidade às diversas ações de enfrentamento à pandemia da Covid-19, o Instituto Federal do Tocantins (IFTO) desenvolve o projeto: Produção de Sabão Líquido, que consiste na produção e distribuição gratuita de 1000 litros deste produto.

O projeto visa proporcionar a utilização do sabão em locais que requerem a constante lavagem das mãos como forma de assepsia contra o novo coronavírus.

Vale destacar que a lavagem das mãos com sabão é uma das atitudes mais baratas e eficazes no enfrentamento ao atual surto da Covid-19. A produção é coordenada pelo professor Argemiro Pedrosa e conta com participação de estudantes bolsistas da unidade de Porto Nacional. O projeto é fomentado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec).

"Em geral, os microrganismos são transmitidos por contato direto ou indireto, por meio de gotículas de secreções respiratórias e pelo ar. Sendo assim, a higienização das mãos é considerada a ação isolada mais importante no controle de infecções. A utilização simples de água e sabão pode reduzir a população microbiana presente nas mãos e, na maioria das vezes, interromper a cadeia de transmissão de doenças", destaca o professor Argemiro Pedrosa, coordenador do projeto.

A execução do projeto é fruto da parceria entre a unidade de Porto Nacional, a Pró-reitoria de Administração (Proad) e a Pró-reitoria de Extensão (Proex), "a articulação entre as unidades do IFTO e o fomento da Setec fortalecem as nossas ações de enfrentamento à pandemia da Covid-19, cenário que torna todos os esforços necessários", ressalta o pró-reitor de Administração, Octaviano Furtado.

Confira a página do Comitê de Risco e veja as ações do IFTO no combate ao novo coronavírus.