Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFTO oferta curso de Libras para servidores colaboradores

IFTO oferta curso de Libras para servidores colaboradores

Inclusão

A capacitação foi realizada na unidade de Gurupi
por Mayana Matos publicado: 04/07/2019 09h00 última modificação: 04/07/2019 09h51

Mayana Matos e Luícia Ferreira

O Instituto Federal do Tocantins (IFTO) promoveu, em 27 de junho, a capacitação de Libras para servidores colaboradores na unidade de Gurupi. O minicurso “Introdução à Língua Brasileira de Sinais (Libras)” foi coordenado pela tradutora/intérprete de Libras da unidade, Suelene Albuquerque, com colaboração da técnico especializada em Língua Brasileira de Sinais, Saturnina Soares Carvalho.

Ofertado na modalidade presencial gratuito, o minicurso teve início dia 16 de abril com aulas teóricas e práticas de conversação uma vez por semana, totalizando 10 horas. Segundo a coordenadora do projeto, o principal objetivo foi proporcionar aos funcionários da empresa Fênix noções introdutórias acerca da Língua Brasileira de Sinais. Entre os propósitos, está o de promover inclusão de forma efetiva entre os colegas de trabalho e a comunidade surda, melhorando, deste modo, serviços prestados no atendimento ao público. “A empresa Fênix possui em seu quadro de funcionários alocados no Campus Gurupi dois funcionários surdos, daí a relevância de tal minicurso, para atingir a efetiva comunicação entre os mesmos”, afirmou Suelene.

De acordo com a coordenadora, a execução do projeto promoveu, para maioria dos participantes ouvintes, um contato inicial com Libras, bem como auxiliou no processo e na conscientização da importância da inclusão social do sujeito surdo em seu meio.