Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFTO oferece curso de robótica para estudantes da rede pública

Notícias

IFTO oferece curso de robótica para estudantes da rede pública

Extensão

Ação faz parte de um projeto de extensão da unidade Araguatins
por Kelinne Guimarães publicado: 29/08/2019 08h58 última modificação: 29/08/2019 11h28

Com a intenção de estimular a criatividade e protagonismo de estudantes da educação básica, tiveram início as atividades do projeto de extensão “Robótica educacional para alunos da rede pública de ensino” desenvolvido pela unidade Araguatins, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), na quarta-feira, 28. A iniciativa extensiva selecionou 15 estudantes dos 8º e 9º ano do ensino fundamental, das escolas estaduais: Aldinar Goncalves de Carvalho, Osvaldo Franco, Leônidas Gonçalves Duarte.  

O projeto conta com a ministração de aulas semanais, com 4h de duração, incluindo exposição de conteúdo e atividades práticas, tendo como instrutores estudantes do curso superior de Licenciatura em Computação e do curso de nível médio integrado ao técnico em Redes de Computadores.

O coordenador do projeto, Ennio Willian Lima, explica que ele será desenvolvido em quatro etapas, trazendo a introdução à programação até objetos de aprendizado, sob uma abordagem baseada em problemas. Nessa perspectiva, serão realizadas atividades de robótica e automação em cenários multidisciplinares valorizando o trabalho coletivo, o senso de liderança, a autonomia, a criatividade, bem como o raciocínio lógico.

As atividades previstas no cronograma do projeto seguem até dezembro deste ano, espera-se com a sua realização que os seus participantes possam utilizar os conhecimentos sobre programação e robótica como pilares para exercer um papel de pesquisador e multiplicador de conhecimento.