Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFTO oferece acolhimento psicológico aos estudantes e servidores

Notícias

IFTO oferece acolhimento psicológico aos estudantes e servidores

Saúde mental

Agendamento deve ser feito via e-mail
por publicado: 08/06/2021 11h17 última modificação: 09/06/2021 18h40

Ciente do quão tem sido difícil este período de pandemia, com tantos enfrentamentos e irreparáveis perdas, o Instituto Federal do Tocantins (IFTO) oferece, desde meados do ano passado, acolhimento psicológico aos seus servidores e estudantes. A equipe de psicólogos do Instituto estruturou o acolhimento psicológico via e-mail ou telefone. 

O atendimento é feito de forma on-line, por meio das plataformas: Whatsapp, Google Meet, Skype e Telegram. Vale destacar que no caso de menor de 18 anos, o profissional irá precisar também do contato dos responsáveis (nome completo, grau de parentesco, e-mail e telefone), pois existe a necessidade de autorização prévia dos responsáveis para o atendimento.

No caso dos servidores, o acolhimento psicológico será administrado pelo Programa Qualidade de Vida (PQV) e deve ser solicitado e agendado via o e-mail: pqv@ifto.edu.br.

Quanto aos estudantes, a administração das demandas é feita pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proae) e existem três fluxos para esse atendimento: unidades sem profissional da área de Psicologia, unidades avançadas e unidades com profissional da área de Psicologia.

Para os estudantes das unidades sem profissional: Dianópolis e Gurupi, a Proae receberá a solicitação de agendamento via e-mail: psicologia.reitoria@ifto.edu.br Nessas demandas, o pedido será encaminhado ao profissional de outra unidade para atendimento, conforme sequência administrada pelo setor.

Já para as demandas das unidades avançadas: Formoso do Araguaia, Lagoa da Confusão e Pedro Afonso, os pedidos serão atendidos pela psicóloga da Coordenação de Assistência Estudantil/Proae, e o contato pode ser feito via e-mail: psicologia.reitoria@ifto.edu.br

Por sua vez, nas unidades com profissional, as demandas serão encaminhadas aos setores responsáveis. As unidades que possuem profissional de Psicologia são: Araguatinspsicologia.araguatins@ifto.edu.br; Araguaína - psicologia.araguaina@ifto.edu.br; Colinas do Tocantins – cae.colinas@ifto.edu.br ; Paraíso do Tocantins –paraiso@ifto.edu.br; Palmas - psicologia.palmas@ifto.edu.br e Porto Nacional – psicologia.porto@ifto.edu.br

(Por Maiara Sobral e Mayana Matos)