Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFTO ocupa quatro primeiras colocações na classificação das escolas públicas do TO

Enem 2018

Médias das notas das provas objetivas e redações foram consideradas
por Maiara Sobral publicado: 25/06/2019 14h10 última modificação: 25/06/2019 14h10

Segundo os microdados divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em 2018, unidades do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) tiveram as quatro melhores notas na classificação geral, entre as escolas públicas do Tocantins. Com o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes do Ensino Médio do Brasil, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é realizado anualmente e serve como forma de entrada para o Ensino Superior.

Duas formas de classificação são possíveis: média das notas da prova objetiva + redação, e nota da prova objetiva. Segundo essa primeira, Gurupi é a unidade do IFTO com melhor resultado, com 592,06. Em seguida, está Araguaína com média de 589,90. Por sua vez, Palmas obteve a média 587,97. Fechando as quatro primeiras colocações de escolas públicas, Paraíso do Tocantins ficou com 573,59 pontos. Confira o desempenho das demais unidades do IFTO.

O ranking tabulado pelo jornal Folha de São Paulo leva em consideração apenas a prova objetiva e inclui somente candidatos que não zeraram nenhuma das provas objetivas e a redação. A média da escola só é calculada se pelo menos metade dos concluintes tiverem participado do Enem, respeitada a participação mínima de 10 estudantes. Segundo essa tabulação, a classificação das unidades do IFTO ficou da seguinte forma: Palmas, Araguaína, Gurupi, Paraíso do Tocantins e Colinas do Tocantins em 5º lugar. Consulte o ranking.

Para a pró-reitora de Ensino do IFTO, Nayara Pajeú, essa classificação comprova a consolidação do IFTO na oferta do ensino público e de qualidade no estado. Relata ainda que o diferencial de nossos cursos é que possibilitam aos estudantes uma formação mais ampla, com possibilidade também de inserção no mundo do trabalho após conclusão. "Com relação ao Enem, as primeiras colocações entre as escolas públicas do estado nos deixam bastante satisfeitos, mas, com certeza, nos planejaremos para melhorar ainda mais nosso desempenho. Afirmo isso porque somos cientes do potencial dos nossos estudantes e da preparação e qualificação dos nossos professores", destaca a pró-reitora.