Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Leitor de transcrição em braille chama atenção na Tenda Tecnológica

Notícias

Leitor de transcrição em braille chama atenção na Tenda Tecnológica

IFTO na Reditec

Projeto surgiu da participação na Campus Party
por Maiara Sobral publicado: 11/09/2018 16h55 última modificação: 12/09/2018 12h02
Exibir carrossel de imagens Leitor de transcrição em braille chama atenção na Tenda Tecnológica

Leitor de transcrição em braille chama atenção na Tenda Tecnológica

"Globalização, Inovação, Educação Profissional e Tecnológica: Caminhos e Desafios para Inclusão", sob esse tema mais de 1.000 líderes da Rede estão reunidos na 42ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec).

Nesse contexto, o projeto: "Impressora de Braille de Baixo Custo", apresentado pelo professor Alexandre Vilas Boas e pelo estudante Jânio Sousa, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) tem chamado a atenção na Tenda Tecnológica, espaço destinado à mostra de trabalhos inovadores desenvolvidos pelas instituições da Rede.

Durante a exposição, eles esclarecem que o projeto ganhou nova perspectiva ao ser selecionado para apresentação na Reditec, uma vez que após premiação na Campus Party, a equipe observou que outras instituições já estavam trabalhando nesse projeto da impressora em braille.

Sendo assim, a equipe propõe um novo olhar ao projeto, no qual está sendo desenvolvido um protótipo para transcrição em tempo real para o braille. Nessa proposta, os cegos terão acesso a um aparelho, que conectado a outro dispositivo (celular, tablet ou similar) fará essa transcrição.