Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFTO na Agrotins: Estudantes e produtores rurais participam de oficina e ciclo de palestras sobre agricultura familiar

Notícias

IFTO na Agrotins: Estudantes e produtores rurais participam de oficina e ciclo de palestras sobre agricultura familiar

Agricultura familiar

A oficina faz parte do projeto: “Da agricultura familiar para o IFTO: O PNAE como forma de aquisição”
por Lúcia Gomes publicado: 23/05/2023 08h33 última modificação: 24/05/2023 17h09

“Eu achei maravilhoso. Foi um momento em que a gente interagiu muito. Me trouxe mais conhecimento de coisa que eu até já fazia, mas aqui eu aprendi de outra forma. Como o bolo de banana que eu faço para vender, eu não conhecia a forma de fazer que foi feita aqui, vou sair com esse aprendizado e muitos outros. Para mim foi dez!” Essa foi a avaliação da produtora rural Vera Lúcia Maria da Silva, de Paraíso do Tocantins, sobre a Oficina de Panificação e Precificação, com a oficineira Camilla Martins Malta Adorno, diretora de Extensão da Pró-reitoria de Extensão do Instituto Federal do Tocantins (IFTO).

 A oficina faz parte do projeto: “Da agricultura familiar para o IFTO: O PNAE como forma de aquisição”, por meio do qual o IFTO levou para a Agrotins 2023 um ciclo de palestras e oficina voltados à agricultura familiar, com o objetivo de capacitar os agricultores familiares do Tocantins para que vendam seus produtos, principalmente os de panificação, para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

O estudante Samuel Correia, do curso Técnico em Agronegócios integrado ao de ensino médio  do Campus Palmas do IFTO, participou da Palestra "Boas Práticas de Fabricação", com os palestrantes Andreilda de Freitas Medeiros Aguiar e Aidenilson Gualberto Pereira, ambos da Vigilância Sanitária e Ambiental de Paraíso do Tocantins, instituição parceira do IFTO nessa atividade. Samuel disse que decidiu participar da palestra porque ficou muito interessado no assunto, tendo em vista que é um universo que faz parte daquilo que ele estuda em sala de aula. “Eu tinha muitas dúvidas em relação à manipulação de alimentos e também sobre a correta rotulação de produtos e foi uma coisa muito interessante de aprender”, revelou.

Já Maria Eduarda Paranhos, estudante do curso de Engenharia Agronômica do Campus Pedro Afonso do IFTO, disse que vai multiplicar na sua própria casa o conhecimento adquirido na palestra."Como retirar o Cadastro da Agricultura Familiar - CAF", com o palestrante Rafael Odebrecht Massaro, do Ruraltins, outro parceiro do IFTO. Ela é filha de agricultor  e destacou que muitas vezes os produtores não vendem seus produtos para as escolas por não conhecerem ou acharem difícil trabalhar de acordo com o que diz a legislação e acabam perdendo uma renda importante. “Por isso, para mim estar aqui numa palestra como essa é tão significante, posso ajudar minha família nisso”, frisou a estudante.

 Na palestra “Como obter o Alvará da Vigilância Sanitária para produtos de panificação?”, a palestrante Jaisa Barros Lima, agente de Fiscalização Sanitária, abordou tópicos sobre a importância do controle sanitário e da formalização da atividade por meio do alvará sanitário. “O indicado é que o produtor rural, ao abrir seu negócio, já procure a Vigilância Sanitária”, explicou a agente e ainda reforçou que esses cuidados ao serem tomados ajudam a aumentar a qualidade dos produtos ou serviços, influenciam no crescimento das vendas e, por consequência, impulsionam o sucesso do negócio.

 Para a Diretora de Assistência Estudantil do IFTO, Jahny Kassia Duarte Rocha, organizadora do ciclo de palestras e da oficina, esse tipo de ação não só aproxima o IFTO dos agricultores familiares, como também apresenta o potencial da instituição como parceiro desse produtor, tanto no que diz respeito a sua capacitação quanto no que se refere à aquisição do seu produto. Além disso, em todos aqueles que participaram foi plantada uma semente de mudança para conseguirem melhorar suas práticas e até aumentar sua renda.