Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFTO leva Projeto Interação às famílias da região sul de Palmas

Notícias

IFTO leva Projeto Interação às famílias da região sul de Palmas

Recreação e Lazer

Servidores e estudantes partilharam saberes e atividades de lazer
por Mayana Matos publicado: 14/02/2019 12h00 última modificação: 14/02/2019 12h49

O Instituto Federal do Tocantins (IFTO) promoveu, na sexta-feira, 8, a 2ª edição do Interação: projeto de extensão que tem o objetivo de aproximar e interagir com a comunidade, partilhando saberes e ampliando conhecimentos para além dos muros da instituição. A iniciativa envolve a Pró-reitoria de Extensão (Proex) junto ao curso de Licenciatura em Educação Física do Campus Palmas.

Estudantes e professores do curso, bem como gestores do IFTO, foram até a comunidade, que fica localizada nas proximidades do setor Jardim Taquari, em Palmas – TO, com o intuito de desenvolver e interagir a partir de atividades recreativas e de lazer. As ações foram concentradas no campo de futebol do bairro. Nesta edição, as ações consistiram no projeto "Rua de Lazer", realizado na região sul de Palmas .

"É um projeto de intervenção da disciplina de Recreação e Lazer. Os estudantes participam do projeto por meio de comissões organizadoras onde são responsáveis pelo planejamento, divulgação, elaboração das atividades, materiais utilizados e apresentação do projeto para a comunidade" ressaltou a pró-reitora de Extensão Gabriela Medeiros. 

Para o presidente do bairro, Gutemberg Vieira, o momento foi bastante proveitoso. "Hoje somo 24 mil habitantes no Taquari e são 580 famílias no setor Capadócia. É um setor carente, o índice de criminalidade é muito alto, mas devido essas ações que as instituições, as faculdades vem fazendo, tem ajudado muito. E não é diferente com o IFTO. Essas ações que vocês estão fazendo aqui são muito importante. Até porque essas crianças não tem esses momentos de lazer. Espero que isso aconteça mais vezes", esclareceu. 

A participante Edianela Pereira Mustafá, elogiou a iniciativa. "Acho muito porque ajudam as crianças. O futuro das crianças dependem do nosso hoje. Então eu acho essa iniciativa muito bonita. Ensinar quem precisa", afirmou. 

A moradora Milene da Silva também enfatizou a necessidade de mais ações como esta."Achei tudo muito importante. É um momento para as crianças se divertirem, brincarem, achei interessante a roda de conversa com profissionais psicólogos, orientação para a nossa saúde. Que possam ter mais oportunidade de vocês estarem aqui com a gente e nos ajudar", agradeceu. 

Foram desenvolvidas atividades de jogos e brincadeiras tradicionais como: bete, bandeirinha estourou, amarelinha, elástico, pular corda, badminton, ping pong com bola de futebol, variação do futebol (golzinho), brincadeira com balão, cabo da paz, corrida com bola na colher, ginástica geral, balézinho, barra manteiga, copobol, pintura facial e de desenhos; buscando resgatar jogos e brincadeiras antigas e rodas de conversa. 

Entre os objetivos do projeto Interação está o de oportunizar momentos de lazer e diversão para a comunidade de modo a favorecer a aproximação entre o IFTO e a comunidade. Além disso, criar espaços de construção de valores positivos por meio de jogos, brincadeiras e rodas de conversa.