Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFTO lança Vestibular Unificado 2021/2

Notícias

IFTO lança Vestibular Unificado 2021/2

Cursos gratuitos

As vagas são para cursos técnicos e de graduação
por Mayana Matos publicado: 10/06/2021 11h10 última modificação: 21/06/2021 09h03

O Instituto Federal do Tocantins (IFTO) lançou nesta quarta-feira, 9, o Vestibular Unificado 2021/2, com oferta de 675 vagas, sendo 385 vagas para cursos técnicos e 290 vagas para cursos de graduação, na modalidade presencial. Os cursos ofertados são gratuitos, ou seja, não há cobrança de mensalidade. 

Neste certame, não haverá realização de provas, em razão da necessidade de distanciamento social, por conta da pandemia do novo coronavírus. Sendo assim, a seleção será feita via análise curricular. Deste modo, o candidato deverá ficar atento às exigências do edital, que variam conforme o curso desejado.

As vagas estão dispostas no Anexo XII do edital e estão distribuídas entre as unidades de Formoso do Araguaia, Lagoa da Confusão, Pedro Afonso, Araguaína, Palmas e Porto Nacional. 

Inscrições

As inscrições deverão ser feitas no período de 11 de junho a 4 de julho, através da página https://seja.ifto.edu.br/ Todos os candidatos inscritos deverão anexar, através de arquivo único em PDF, no ato da inscrição, seu histórico escolar ou declaração da escola na qual estuda, contendo:

a) notas da 2º e da 3º séries do ensino médio para os candidatos aos cursos de graduação e cursos técnicos subsequentes ao ensino médio;

b) notas do 8º e do 9º anos do ensino fundamental para os candidatos aos cursos técnicos concomitantes ao ensino médio.

As vagas são ofertas por ampla concorrência, reserva de vagas e ações afirmativas, conforme descrições e documentação específica no edital. O valor da taxa de inscrição é de R$ 20,00 para cursos de graduação e de R$ 15,00 para cursos técnicos, concomitantes e subsequentes ao ensino médio. 

Isenção da taxa de inscrição

Conforme a Lei nº 12.799/13, pode solicitar a isenção de pagamento da taxa de inscrição para o certame o candidato que comprovar: renda familiar per capita igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo; ser egresso integralmente de escola pública ou ter sido bolsista integral em escola da rede privada; e estar inscrito no vestibular por meio do cartão de inscrição. A solicitação deve ser feita no período de 11 a 18 de junho, via o e-mail:  seletivo.unificado@ifto.edu.br

Tipos de cursos ofertados

Cursos técnicos concomitantes ao ensino médio: formação técnica paralela ao período regular do ensino médio. Poderão inscrever-se os candidatos que tenham concluído o ensino fundamental e estejam matriculados e cursando o ensino médio.

Cursos técnicos subsequentes ao ensino médio: formação técnica seguida ao término do ensino médio. Poderão inscrever-se os candidatos que tenham concluído o ensino médio.

Cursos de Graduação:

Bacharelado: curso superior generalista, de formação científica ou humanística, que confere ao diplomado competências em determinado campo do saber para o exercício de atividade profissional, acadêmica ou cultural, com o grau de bacharel. Geralmente tem duração mínima de quatro a cinco anos. Poderão inscrever-se os candidatos que tenham concluído o ensino médio.

Licenciatura: curso superior que confere ao diplomado competências para atuar como professor na educação básica, com o grau de licenciado. Geralmente tem duração mínima de três anos e meio a quatro anos. Poderão inscrever-se os candidatos que tenham concluído o ensino médio.

Tecnologia: curso superior, de formação especializada em áreas científicas e tecnológicas, que confere ao diplomado competências para atuar em áreas profissionais específicas, caracterizadas por eixos tecnológicos, com o grau de tecnólogo. Tem duração média de três anos. Poderão inscrever-se os candidatos que tenham concluído o ensino médio.

Todos os detalhes, formulários, modelos de declarações, lista de documentação, cronograma e demais procedimentos estão disponíveis na página do Vestibular Unificado: clique aqui