Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFTO investe mais de 570 mil para otimização da conectividade

Notícias

IFTO investe mais de 570 mil para otimização da conectividade

Infraestrutura

Melhoria dos links de Internet é uma das ações desse Plano de Trabalho
por Maiara Sobral publicado: 03/03/2020 14h23 última modificação: 03/03/2020 14h30

Com o objetivo de otimizar a conectividade  nas unidades do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), foram adquiridos ativos de Tecnologia da Informação (TI), são eles: access point, switches,  suprimentos de rede, racks de parede e piso,  controladora wlan e nobreaks.

A aquisição foi efetivada por meio do Plano de Trabalho, que está no Processo SEI nº 23236.027397/2018-56, cuja licitação foi conduzida pelo Campus Palmas, para atender às necessidades das 12 unidades do IFTO e tem como objetivo alcançar as metas estabelecidas no planejamento estratégico de TI.

Esse plano tem foco na garantia de continuidade de negócios, aumento da segurança da informação, ampliação do parque tecnológico, melhoria do desempenho da rede de comunicação de dados e disponibilização de infraestrutura de comunicação de dados em locais sem a estrutura mínima.

Segundo o diretor de TI, Kleyton Moreira: " a aquisição desses ativos de TI ampliará o alcance da rede wi-fi em todas as unidades da Instituição, uma vez que foram adquiridos 196 access point, no intuito de melhorar a disponibilidade de sinal. Após a licitação dos links de Internet, todas as unidades do IFTO terão link de internet superior a 50 Mbps".

Quanto aos links de Internet, foi realizada uma licitação para contratação de maior velocidade nas 12 unidades do Instituto. Vale destacar que nas unidades avançadas, a conexão saiu de 10 Mbps para 50 Mbps, o que ocasiona uma significativa melhora na conectividade. Sendo assim, com dessa nova contratação, todas as unidades do IFTO contam com link de Internet a partir de 50 Mbps. É importante ressaltar ainda, que a nova licitação conjunta reduziu mais de 55% nos contratos de link de Internet para todo o Instituto.