Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFTO integra realização do maior evento de Ciência do Tocantins

IFTO integra realização do maior evento de Ciência do Tocantins

Pesquisa e Inovação

5ªSICTEG foi realizada de 09 a 11 de outubro
por Luícia Ferreira publicado: 16/10/2019 14h06 última modificação: 16/10/2019 14h09
Exibir carrossel de imagens Com contribuições de Rafael Castro e Vanessa Mattje

O Instituto Federal do Tocantins (IFTO) integrou a realização da 5ª Semana Integrada de Ciência e Tecnologia do Tocantins (SICTEG). Nesta edição, o Campus Gurupi ofertou palestras, minicursos, atrações culturais, workshop e stands com exposições de produções/atividades científicas realizadas pelos estudantes e servidores.

A 5ª SICTEG é uma atividade do programa Inova Gurupi, que apresenta o potencial integrado na produção de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo como ação de política pública para o desenvolvimento local/regional. O evento é coordenado pelo Programa Inova Gurupi, da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia de Gurupi, Conselho de Gestores de Instituições de Ensino Superior de Gurupi (UFT, IFTO e UNIRG); conta também com a colaboração do Governo Federal/Estadual e Sebrae.

O diretor de Educação a Distância do IFTO, Madson Souza, representando o reitor, exaltou a parceria como fantástica, destacando o projeto de popularização da ciência para crianças. "É um ganho muito grande para região o Projeto Letramento Científico. É muito bom participar desse projeto e mostrar que a educação traz mudanças e desperta para o crescimento” exclama.

Para o diretor-geral do Campus Gurupi, Marcelo Terra, a realização da SICTEG configura-se como um local de difusão e popularização da ciência. “Estamos felizes de integrar, junto aos parceiros, a coordenação de um evento tão rico em produções científicas e tecnológicas quanto esse. Estamos expondo em nossos stands ideias inovadoras e tecnológicas e oferecendo conhecimento gratuito e de qualidade nas 11 palestras e 03 minicursos”, finaliza o diretor-geral, que também é presidente do Conselho de Gestores das IES do Sul do Tocantins.

A programação coordenada pelo IFTO também contou com o workshop: Sistema Regional de Inovação, organizado pelo curso de Gestão Pública voltado aos prefeitos, secretários e vereadores dos 17 municípios da Região Sul do Tocantins. Nas atividades culturais, os Grupos GuruImpro e ImproMédio realizaram juntos partidas de Teatro-Esporte para os presentes e o Grupo Interventores abrilhantou as atrações da noite de abertura.

Confira as produções científicas apresentadas nos stands e as palestras e minicursos proferidas por palestrantes do IFTO.