Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFTO implanta sistema eletrônico para emissão de ficha catalográfica

Notícias

IFTO implanta sistema eletrônico para emissão de ficha catalográfica

Bibliotecas e DTI

Bibliotecários testaram e aprovaram novo formato de solicitação
por Mayana Matos publicado: 16/10/2019 15h09 última modificação: 17/10/2019 10h24

Os profissionais bibliotecários e da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) desenvolveram um novo sistema de geração de fichas catalográficas para os trabalhos de conclusão de cursos (TCCs) superiores e de pós-graduação no Instituto. 

"Nós, bibliotecários, propomos a geração automática de fichas catalográficas para os TCCs no IFTO, assim como acontece em diversas instituições nacionais de ensino superior, com o intuito de automatizar e dinamizar o processo de geração de fichas catalográficas, poupar tempo dos estudantes concluintes e diminuir a sobrecarga da equipe de bibliotecários", afirmou a bibliotecária da unidade de Paraíso do Tocantins, Ustana Ferraz. 

Através do sistema, o estudante poderá preencher os campos do formulário com os dados do seu trabalho e o programa gerará automaticamente a ficha catalográfica, em conformidade com os padrões exigidos  pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e Código de Catalogação Anglo-Americano (AACR2). O arquivo será disponibilizado em formato PDF. O acesso ao sistema se dará em três locais: no portal do IFTO, no portal de cada unidade e na página do sistema de bibliotecas do IFTO.

"Um grupo de trabalho, envolvendo os bibliotecários das unidades, nos demandou que automatizássemos a ficha que hoje é feita manualmente por cada bibliotecário de sua unidade. Nos foi repassado todo o fluxo, bem como as regras obrigatórias a serem inseridas no documento. Tão logo, disponibilizamos aos profissionais o sistema para fase de teste, para que fossem feitos todos os ajustes necessários", comentaram os profissionais analistas de TI,  responsáveis por desenvolver o sistema, Denilson Sousa e Alessandro Borges. 

De acordo com Ustana Ferraz, a fase de teste foi aprovada pelos bibliotecários do IFTO e a comissão se responsabilizará pela elaboração de um tutorial para auxiliar acerca do uso e preenchimento do sistema. A emissão da ficha catalográfica eletrônica foi uma das atividades desenvolvidas pela comissão designada para alteração/atualização das Diretrizes de Elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação. O sistema também foi testado por  bibliotecários que não compõem essa comissão. 

A comissão é formada pelos seguintes servidores: Ustana Ferraz, Simone Diniz, Renilda Soares, André Luís Cardoso, Carla Figueiredo, Francisco Welton Reis, Michelle Mota, Fábio Fernandes, Rosana Maria Correa, Antônia Araújo, Hérica Aguiar e Jorge Luiz Dias.