Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFTO e USP firmam parceria para elaboração de proposta de Dinter em Ciências da Computação

Notícias

IFTO e USP firmam parceria para elaboração de proposta de Dinter em Ciências da Computação

Stricto Sensu

Formulário de levantamento de demanda deve ser preenchido pelos servidores até o dia 20
por Mayana Matos publicado: 14/08/2017 15h00 última modificação: 17/08/2017 12h36

O Instituto Federal do Tocantins (IFTO), por meio a Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi), está elaborando uma proposta para a oferta de Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Ciências da Computação em parceria com Universidade de São Paulo (USP). A comissão responsável pelo documento esteve reunida na última sexta-feira, 11, para dar andamentos aos trâmites referentes ao projeto.

O IFTO auxilia na elaboração da proposta, que será encaminha à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), até 20 de outubro, pela instituição promotora que é a USP. A comissão disponibilizou um formulário, que traz informações de cunho institucional e de interesse do programa, aos interessados em participar dessa capacitação stricto sensu. O objetivo é permitir que a instituição promotora faça uma análise curricular, prevendo uma possível seleção. Podem se inscrever docentes e técnicos administrativos de qualquer área de atuação no âmbito do IFTO. O formulário está acessível aqui e deve ser preenchido até o próximo dia 20.

A proposta está em fase de elaboração, onde serão estabelecidos todos os critérios e requisitos necessários à oferta do Dinter. A comissão, que articula junto à USP a formalização desse documento, é composta pelos professores doutores do IFTO Gerson Focking (presidente da comissão), Claúdio Monteiro, Antônio da Luz Junior e Zanine Vargas. O objetivo da comissão é que o projeto venha atender as necessidades da comunidade do Instituto, de modo a capacitar os servidores na área de Ciências da Computação, buscando melhores condições de  desenvolvimento de pesquisa, extensão e inovação tecnológica, e ainda fomentar a abertura de novos cursos de pós-graduação. 

Minter

Além dessa parceria, o pró-reitor de Pesquisa e Inovação Augusto Cesar dos Santos informa que estão sendo realizadas tratativas junto ao Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) para a oferta de Mestrado Interinstitucional (Minter) na área.