Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFTO e escola Aldinar Gonçalves de Carvalho promovem projeto Show de Talentos e Ciência

Notícias

IFTO e escola Aldinar Gonçalves de Carvalho promovem projeto Show de Talentos e Ciência

Residência pedagógica

Ações do projeto tiveram início do mês de março
por Kelinne Guimarães publicado: 11/06/2019 14h33 última modificação: 11/06/2019 14h38

Com a proposta de utilizar atividades lúdicas para despertar o interesse dos estudantes pela pesquisa e promover uma aprendizagem significativa dos conteúdos visto em sala de aula, o programa Residência Pedagógica do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, da unidade Araguatins, Instituto Federal do Tocantins (IFTO), e a escola estadual Aldinar Gonçalves de Carvalho promoveram o projeto Show de Talentos e Ciência.

As atividades do projeto tiveram início dia 25 de março e a sua culminância ocorreu na sexta-feira, 7, contando com peças teatrais, paródias, e quiz com perguntas sobre os conteúdos de ciências. O Show de Talentos e Ciência resultou, ainda, na arrecadação de 520 kg de alimentos, que serão doados às famílias dos estudantes.

As ações do projeto foram desenvolvidas pelos estudantes da unidade Araguatins do IFTO, estudantes da Escola Aldinar Gonçalves de Carvalho, sob a coordenação da professora da escola Aldinar, Celiane Oliveira e das professoras da unidade Araguatins do IFTO, Janaina Costa Silva e Juliana Barros Carvalho.

Para a acadêmica e residente, Bianca Almeida, a maior importância de desenvolver um projeto assim com os alunos é mudar a visão deles para o mundo, para o conhecimento, para o desejo de saber mais. É fortalecer a relação professor-aluno de uma forma saudável e criativa. E tudo isso mostrando como a teoria estudada em sala de aula é real e aplicável.

“Houve um saldo indescritível de aprendizado para a escola, para os residentes envolvidos e mais ainda para os alunos que se desafiaram, se comprometeram e nos mostraram o quão são capazes de realizar tarefas incríveis. Nos mostraram também o quanto é desafiadora a profissão docente. Mas, sobretudo que existe algo muito bom dentro de cada um deles (muito potencial e talento), nós somente precisamos descobri-los e incentivá-los!” comemorou Bianca.

 Programa Residência Pedagógica

O Programa de Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso. (Retirado do Portal da Capes)