Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFTO e deputado Vicentinho Júnior inauguram Polo de Luzimangues

Notícias

IFTO e deputado Vicentinho Júnior inauguram Polo de Luzimangues

Parceria

Cursos foram ampliados e são ofertados pelo Cread
por Mayana Matos publicado: 02/06/2021 16h58 última modificação: 02/06/2021 17h13

O Instituto Federal do Tocantins (IFTO) realizou, oficialmente, nesta quarta-feira, 2, a entrega do Polo de Luzimangues do Centro de Referência em Educação a Distância (Cread). A ação é resultado de parceria com o deputado federal Vicentinho Júnior (PL). 

O momento foi realizado na Escola Municipal Jacinto Bispo Arantes. A primeira etapa de cursos já está em andamento. No próximo semestre, será iniciada a segunda etapa. Ao todo, serão ofertados cinco cursos. Atualmente são ofertados os cursos de Técnico em Administração, Meio Ambiente e Informática. A partir de agosto, somam-se a esses os cursos de Agronegócio e Serviços Públicos. O Polo de Luzimangues atende, atualmente, aproximadamente 80 estudantes. A partir de agosto, serão mais de 200 beneficiados. 

"Por meio desta ação é possível melhorar a infraestrutura disponibilizada aos estudantes, uma vez que todos os cursos são ofertados na modalidade a distância, e é importante que os estudantes tenham acesso a uma infraestrutura adequada para bem acompanhar os conteúdos repassados pelos professores. Isso significa maior qualidade no processo de ensino aprendizagem", afirmou o reitor do IFTO, Antonio da Luz Júnior, acrescentando a importância do apoio do deputado nesta iniciativa. 

Vale ressaltar que, no termo de cooperação realizado entre o Cread e os municípios, a infraestrutura dos polos é de responsabilidade dos gestores municipais. O IFTO, observando a necessidade por parte de alguns municípios, tem buscado o apoio da bancada federal para melhorar a infraestrutura já disponibilizada pelos municípios que sediam os polos. 

O deputado federal Vicentinho Júnior destinou emenda parlamentar no valor de 600 mil reais. Destes, 350 mil reais foram para a compra de computadores. O restante do valor foi investido em melhorias na infraestrutura do Campus Porto Nacional. Nesta manhã, foram entregues ao distrito de Luzimangues, 20 novos computadores. Além de Porto Nacional, serão contempladas as cidades de Pindorama, Dianópolis, Itacajá e Itaguatins. No total, serão disponibilizados 88 computadores distribuídos entre estes municípios que ofertam cursos pelo Cread. Além dos cursos técnicos, a previsão é que sejam ofertados cursos superiores no próximo ano. O Cread atende, no geral, cerca de 5 mil estudantes, localizados em 34 municípios tocantinenses.