Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFTO e Adetuc discutem parceria para áreas de pesquisa e extensão

Notícias

IFTO e Adetuc discutem parceria para áreas de pesquisa e extensão

Planejamento 2021

Termo vai possibilitar diversas ações entre as instituições
por Maiara Sobral publicado: 22/02/2021 11h09 última modificação: 22/02/2021 11h10

O Instituto Federal do Tocantins (IFTO) e a Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) discutem termo de parceria, que possibilitará diversas ações conjuntas em 2021, entre elas o levantamento de informações para o Observatório do Turismo.

Com o objetivo de discutir o planejamento das ações, o reitor do IFTO Antonio da Luz Júnior e o presidente da Adetuc Jairo Mariano estiverem reunidos na última sexta-feira, 19. Também estiveram presentes: o chefe de gabinete do Instituto, Milton Maciel e as superintendentes de Turismo, Maria Antônia Valadares, e Cultura, Lorena Ribeiro.

Segundo o reitor do IFTO, a parceria com o Governo do Estado agrega valor às atividades do IFTO, que vão muito além do ensino, uma vez que o Instituto desenvolve relevantes projetos de pesquisa e extensão que beneficiam a comunidade tocantinense. Desta forma, a reunião é uma oportunidade  para que o Governo indique seus interesses e o IFTO possa estudar e avaliar formas de alcançá-los.

Nesse sentindo, o presidente da Adetuc ressaltou que o Governo está aberto para desenvolver uma parceria sólida com o IFTO. Mariano destacou ainda que "o governador Mauro Carlesse enxerga o IFTO como um parceiro estratégico, principalmente no fortalecimento da economia criativa, que gera emprego e renda para os tocantinenses”.

Durante essa reunião de alinhamento, foram levantadas possíveis parcerias no projeto Circuito Cultural, formação bilíngue (Inglês e Espanhol) para guias e condutores de turismo, cursos de capacitação para áreas artísticas, além de oportunidade e ajuda de custo para estudantes participarem de ações de levantamento de dados turísticos, entre outras ações.

Cursos gratuitos de pós-graduação, graduação, técnicos de nível médio e cursos de formação continuada.