Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFTO divulga Plano de Dados Abertos

Notícias

IFTO divulga Plano de Dados Abertos

Controle Social

O primeiro conjunto de dados abertos do IFTO será publicado em julho
por Maiara Sobral publicado: 04/04/2017 09h39 última modificação: 08/07/2017 19h09

Com o objetivo de orientar as ações de implementação e de promoção da abertura de dados no âmbito do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) foi elaborado o Plano de Dados Abertos (PDA). Segundo o presidente da comissão responsável pelo plano, Rodrigo Siqueira, "o plano visa permitir que o cidadão tenha acesso aos dados da instituição podendo utilizá-los, modificá-los e compartilhá-los para qualquer finalidade de seu interesse."

Para o analista de sistemas e membro da comissão, Kleyton Moreira, a implantação do PDA trará facilidades e benefícios para a comunidade que tem interesse nas informações/dados que a instituição produz". Os dados abertos são aqueles que estão livremente disponíveis para todos utilizarem e redistribuírem como desejarem, sem restrição de licenças, patentes ou mecanismos de controle. 

"Todo dado público tem vocação para ser dado aberto. Como praticamente todo dado governamental é público, é fundamental que os governos implementem políticas para disponibilizá-los", destaca Kleyton.

O plano de ação define que a publicação do primeiro conjunto de dados abertos do IFTO será realizada em julho deste ano, conforme estratégias definidas pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI).