Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFTO desenvolve projeto de agricultura urbana e periurbana

Notícias

IFTO desenvolve projeto de agricultura urbana e periurbana

Alimentação Saudável

A iniciativa é resultado de parceria com o Ministério da Cidadania
por Mayana Matos publicado: 28/02/2020 13h00 última modificação: 28/02/2020 13h33

O Instituto Federal do Tocantins (IFTO), por meio da Pró-reitoria de Extensão (Proex), desenvolve o projeto “Alimentação Saudável: aprender a fazer e fazer para aprender” em conjunto com as unidades de Dianópolis, Formoso do Araguaia, Pedro Afonso e Lagoa da Confusão. O projeto objetiva atender demandas referentes às ações de agricultura urbana e periurbana nas localidades envolvidas, incluindo a cidade de Marianópolis. A iniciativa é resultado de parceria entre o IFTO e o departamento de Estruturação de Equipamentos Públicos para Promoção da Alimentação Saudável, do Ministério da Cidadania.

O projeto consiste em estimular, através da utilização de tecnologias pedagógicas e agroecológicas, o reaproveitamento e reciclagem de resíduos orgânicos, assegurando capacitação técnica e promoção de educação alimentar e nutricional junto às instituições parceiras nos municípios envolvidos.

A pró-reitora de Extensão, Gabriela de Medeiros, destacou a relação entre as instituições e o empenho dos diretores e equipes nas unidades. “Serão implantadas 29 hortas pedagógicas em mais de 15 instituições públicas e em 10 domicílios de famílias em vulnerabilidade social, fortalecendo as relações entre IFTO e a sociedade, e promovendo o desenvolvimento regional sustentável, por meio da colaboração e dedicação dos diretores e equipes das unidades do IFTO envolvidas, além dos 20 estudantes bolsistas do ensino médio e graduação apresentados à Proex”, disse.

O período previsto para execução do projeto é de março a dezembro de 2020.