Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFTO concederá o primeiro título de mestre por meio do ProfEPT

Notícias

IFTO concederá o primeiro título de mestre por meio do ProfEPT

Pós-graduação

Defesa da dissertação aconteceu na manhã desta quinta-feira, 27
por Maiara Sobral publicado: 27/02/2020 17h28 última modificação: 27/02/2020 17h36
Exibir carrossel de imagens Pra cego ver: sala de aula e o concluinte em frente a banca dos professores, durante a defesa da dissertação. Fim da descrição.

Pra cego ver: sala de aula e o concluinte em frente a banca dos professores, durante a defesa da dissertação. Fim da descrição.

O Instituto Federal do Tocantins (IFTO), por meio do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), concederá o primeiro título de mestre ao estudante e servidor Alex Carrasco, que defendeu a dissertação na manhã desta quinta-feira, 27, sob a orientação do professor Jair Maldaner e atendeu todos os requisitos para a obtenção da titulação.

Com o título: "A contribuição da Educação Física na formação humana integral: proposta de sequência didática para o ensino de voleibol no Ensino Integrado à Educação Profissional", o estudo teve por objetivo investigar de que maneira o ensino dessa modalidade esportiva pode contribuir para a formação humana integral dos estudantes nas aulas de Educação Física ofertadas no ensino médio integrado à educação profissional (EMI).

"A oferta do ProfEPT foi muito importante para mim, pois pude realizar um curso de mestrado na cidade onde moro, sem necessidade de deslocamentos para outra localidade. Outro fator importante foi que o Programa é voltado para a minha realidade de atuação profissional e pude aplicar o produto educacional em uma das minhas turmas do Ensino Médio Integrado", destaca Alex Carrasco, que é professor de Educação Física no IFTO.

Além disso, Alex ressalta que o Mestrado ofertado pelo IFTO impactou significativamente na sua atuação profissional tanto no Ensino Médio, etapa na qual foi aplicada a sequência didática, quanto no Ensino Superior de Licenciatura em Educação Física, onde ele também leciona a disciplina de Metodologia do Ensino de Voleibol.

Inscrições abertas para 2020

As inscrições para a turma 2020 do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) estão abertas até o dia 18 de março, por meio da Página de Inscrições. Para o Tocantins, são ofertadas 24 vagas por meio do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), das quais 12 são para ampla concorrência e 12 para servidores da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Vale destacar que as aulas presenciais acontecem no Campus Palmas, do IFTO.

No total, em 2020, o ProfEPT oferta 913 vagas, distribuídas entre 40 instituições. O exame nacional de acesso ao programa de mestrado será realizado no dia 17 de maio, e consistirá em uma prova objetiva com 50 questões de múltipla escolha sobre o conteúdo disposto no Edital.