Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFTO comemora os avanços e define novas estratégias na área da tecnologia inovadora

Notícias

IFTO comemora os avanços e define novas estratégias na área da tecnologia inovadora

Dia Internacional da Propriedade Intelectual

Diretoria de Inovação e Empreendedorismo busca aproximação com as unidades
por publicado: 25/04/2019 17h45 última modificação: 25/04/2019 17h45

Nesta sexta-feira, 26 de abril, é comemorado o Dia Internacional da Propriedade Intelectual, o Instituto Federal do Tocantins (IFTO) celebra os avanços alcançados e define novas estratégias em busca da ampliação do seu portfólio de serviços para a proteção da propriedade intelectual.

A propriedade intelectual é um instituto jurídico que busca proteger os bens imateriais frutos da criação humana. Os bens imateriais abrangem as invenções, marcas, programas de computadores, entre outras determinadas em legislações específicas.

No IFTO, a Diretoria de Inovação e Empreendedorismo (Diem) reestruturada, desde setembro de 2018, conta com apoio de uma equipe especializada nas áreas de projetos, negócios, empreendedorismo, inovação e, por meio do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), assessora os pesquisadores do IFTO e inventores independentes na proteção de suas criações.

A Diem tem entre suas diretrizes a implantação de hubs descentralizados de inovação que conectam as suas unidades e as comunidades espalhadas pelo Estado. Essa ação tem como resultado a alavancagem do setor produtivo, como também, a melhoria da qualidade de vida da sociedade, por meio de soluções inovadoras desenvolvidas pelos pesquisadores do IFTO.

"A Inovação e o Empreendedorismo começam a ocupar seu papel estratégico na gestão do IFTO, por meio de ações integradas entre as pró-reitorias, diretorias sistêmicas e Reitoria. A Diem não consiste em um setor puramente operacional, mas atua também em definições táticas e estratégicas da instituição. As áreas terão papel fundamental nas definições do novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), para o quinquênio 2019 - 2023", destaca o diretor André Rincon.

É importante destacar ainda que a Política de Inovação do IFTO, documento que consolida as diretrizes para a propriedade intelectual criada no âmbito da instituição, está em fase de construção e deve ser encaminhada à comunidade ainda no primeiro semestre para apreciação.

O IFTO conta com o registro de uma patente internacional que já se encontra em fase de valoração para transferência da tecnologia. A propriedade intelectual protegida é uma invenção do professor do IFTO Éber Souza que, juntamente com pesquisadores da Universidade Federal do Tocantins (UFT), descobriram uma forma de produzir etanol por meio da quitosana, elemento encontrado na parte exterior do corpo dos animais artrópodes, especialmente crustáceos.

Atualmente, tramitam na Diem oito processos sigilosos de propriedade intelectual, referentes às invenções, marcas e programas de computadores. Diante desse novo cenário, o IFTO vislumbra fomentar a cultura de proteção da propriedade intelectual gerada pelas pesquisas institucionais e celebra os resultados alcançados.