Notícias
IFTO aprova três projetos em seleção da Setec para criação de laboratórios IFMaker
Inovação
O laboratório maker consiste em um espaço compartilhado, no qual os estudantes podem colocar em prática ideias e criações inovadoras, partindo do zero. O intuito é oferecer equipamentos, como impressora 3d, computadores, kits de robótica, ferramentas para usinagem, e outros aparelhos para que o estudante possa estimular seu processo criativo.
Com o objetivo de fomentar a criação desses laboratórios na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) publicou uma chamada pública, cujo Resultado Final saiu nesta sexta-feira, 11, e conta com a aprovação de três unidades do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), são elas: Araguaína, Gurupi e Palmas.
Para a diretora de Inovação e Empreendedorismo, Héllen Luz, "a criação dos laboratórios makers vai permitir, além da disseminação da cultura maker na instituição e a adoção de metodologias mais ativas no processo de ensino e aprendizagem, apoio à pesquisa inovadora, com oferta de ferramentas de prototipagem avançada aos pesquisadores de todas as unidades. Além dos benefícios no âmbito interno, a implantação desse tipo de ambiente favorece toda a comunidade no entorno, atendendo à sociedade civil e ao setor produtivo nas demandas por serviços tecnológicos".
O próximo passo agora é aguardar o recurso destinado pela Setec e iniciar a aquisição dos equipamentos. A previsão é que os laboratórios iniciem o funcionamento ainda em 2020.