Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFTO apresenta projetos inovadores no estande institucional

Notícias

IFTO apresenta projetos inovadores no estande institucional

Agrotins 2019

Trabalhos seguem expostos até o sábado, 11
por Maiara Sobral publicado: 08/05/2019 15h34 última modificação: 08/05/2019 17h24
Exibir carrossel de imagens Apresentação Cap Plant

Apresentação Cap Plant

O Instituto Federal do Tocantins (IFTO) participa da 19ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins) 2019, com apresentação de projetos inovadores, promoção de palestras, participação de empresa júnior e exposição de caprinos leiteiros e ovinos de corte.

Entre os projetos apresentados no estande institucional, estão o Simemap e o Cap Plant. O Simemap consiste em um sistema inicialmente desenvolvido para monitoramento energético e automação de equipamentos residenciais, recém-desenvolvido pelo professor Marcus André Oliveira. O objetivo é reduzir o desperdício de recursos e aumentar a percepção de conforto do usuário, por meio de automação com interface intuitiva. A empresa está sendo incubada dentro do IFTO e contará com modelo de negócio inovador. Mais informações na Página do Simemap.

Já o Cap Plant consiste em um adubo em cápsulas, com o objetivo de facilitar e enriquecer a adubação de plantas ornamentais e de hortifrúti. O produto está em fase de registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Vale destacar que, dos 14 nutrientes necessários para a fertilização, o Cap Plant possui 13. "Esse projeto eu desenvolvo desde 2009, quando estava no mestrado na Paraíba (PB), mas só ao chegar em Lagoa da Confusão, com o apoio do IFTO, que consegui concretizá-lo. O auxílio institucional tem feito a diferença para que o produto seja patenteado, agradeço a toda equipe da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Propi)", destaca o professor Reinaldo Medeiros, desenvolvedor do projeto. 

A Inovação tem papel estratégico nas ações do IFTO; nesse sentido, a Diretoria de Inovação e Empreendedorismo (Diem) busca fomentar o setor produtivo, como também melhorar a qualidade de vida da sociedade, por meio de soluções inovadoras desenvolvidas no âmbito do Instituto. A participação na feira é uma das formas de a instituição levar à comunidade o que está sendo produzido pelos seus pesquisadores. 

Confira, na programação, os demais projetos apresentados pelo IFTO que buscam facilitar a vida do agricultor e do pecuarista. As atividades da Agrotins seguem até o próximo sábado, 11.