Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFTO alinha cooperação técnica com o governo estadual em Dianópolis

Notícias

IFTO alinha cooperação técnica com o governo estadual em Dianópolis

Pesquisa e Extensão

O intuito da parceria é alavancar a produção do perímetro irrigado Manoel Alves​
por Filipe Borges publicado: 24/09/2019 14h00 última modificação: 24/09/2019 14h01

O Instituto Federal do Tocantins (IFTO) recebeu, no dia 10 de setembro, a visita do subsecretário de Infraestrutura, Cidades e Habitação Sandro Bandeira, em Dianópolis. O objetivo do encontro foi alinhar o termo de cooperação mútua entre a unidade e o governo estadual, com o intuito de alavancar a produção do perímetro irrigado Manoel Alves.

Segundo o diretor-geral da unidade Pietro Lopes, os benefícios com o aumento da produção são vários: “dentre todos os benefícios, há o desenvolvimento socioeconômico. O manuseio da fruticultura envolve material humano, ou seja, gera empregos. O desenvolvimento social vai aumentar significativamente e, por conseguinte, o desenvolvimento econômico. Todo esse progresso vai tornar o perímetro irrigado Manoel Alves uma referência na região no estado, quiçá da região Norte.”

A parceria visa a contribuição do IFTO, por meio de conhecimento técnico-científico dos estudantes e servidores. O desenvolvimento e implantação de tecnologias no perímetro irrigado vai gerar a diversificação na produção e implantação de novas culturas no local. Todos os profissionais envolvidos terão também um desenvolvimento profissional significativo, já que isso nunca fora feito antes na região.

O próximo passo é montar um plano de trabalho junto ao distrito irrigado, e com esse plano realizar pesquisas e implantar tecnologias. Ainda em setembro, será agendada uma reunião, para que os prazos sejam estabelecidos e a parceria seja concretizada. Também participaram do encontro o diretor de Irrigação e Drenagem Francis Ney Prado Maia, o superintendente de Irrigação e Drenagem Marcus Carlos Costa Santos e os coordenadores dos cursos de Engenharia Agronômica e Técnico em Agropecuária Marcos Eusébio e Alberto Cardoso, respectivamente.