Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFTO adere ao programa Instituição Amiga do Empreendedor

IFTO adere ao programa Instituição Amiga do Empreendedor

IAE

O Instituto ganha selo que atesta as ações de apoio ao empreendedorismo
por Mayana Matos publicado: 24/09/2018 11h00 última modificação: 24/09/2018 11h08

O Instituto Federal do Tocantins (IFTO) aderiu, no último dia 20, ao Programa Instituição Amiga do Empreendedor (IAE). Com a adesão, o IFTO passa a contar com o "Selo Faculdade Amiga do Empreendedor", que atesta as Instituições de Ensino Superior que desenvolvem iniciativas de apoio ao empreendedorismo, além de dá reconhecimento, visibilidade e uma série de outras vantagens como, por exemplo, bônus na avaliação da instituição por parte do MEC.

O Programa Instituição Amiga do Empreendedor fomenta a profissionalização dos empreendedores e estudantes com o objetivo de ampliar as habilidades, os conhecimentos e as atitudes para alcançar índice de sucesso e sobrevivência dos pequenos negócios e geração de riqueza; aprimorar o perfil empreendedor e o ato de empreender; reduzir e mitigar os riscos para o empreendedor; contribuir para a geração de conhecimento na educação empreendedora e na instigação de atitudes para o empreendedorismo, entre outros objetivos.

No IFTO, ações de apoio ao empreendedorismo são realizadas por meio do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT). Entre elas: Programa de Formação Continuada para servidores na área do empreendedorismo; Programa Despertar; apoio às Empresas Juniores e Escritórios Modelos; projetos para startups e spinoffs, ações voltadas à pré incubação e incubação de empresas no âmbito do IFTO, entre outras atividades.

Instituição Amiga do Empreendedor

A iniciativa do Governo Federal é formada pela Secretaria de Educação Superior (SESu) e pela Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa (SEMPE), sendo apoiada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), pelo Conselho Federal de Administração (CFA) pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), pela Associação dos Cursos de Graduação em Administração – ANGRAD e pela Fundação Getúlio Vargas – FGV.

O IAE nasce com o objetivo de criar espaços dentro das instituições de ensino para a promoção de atividades de orientação, capacitação e assistência gerencial. Uma vez  criado, o espaço do empreendedor, que pode ser físico ou online, poderá atuar nas áreas de empreendedorismo, mercado, modelo de negócio, legislação, finanças e gestão.

(Com informações do MEC)