Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFTO adere ao Programa Academia & Futebol

Notícias

IFTO adere ao Programa Academia & Futebol

Esporte

Projeto será desenvolvido na unidade de Paraíso do Tocantins
por Maiara Sobral publicado: 06/08/2020 15h45 última modificação: 06/08/2020 15h47

Instituto Federal do Tocantins (IFTO), em parceria com a Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor (SNFDT), adere ao Programa Academia & Futebol, que proporciona a prática do futebol, futsal e beach soccer a crianças, adolescentes e pessoas com deficiência. O projeto será desenvolvido na unidade de Paraíso do Tocantins.

Sendo assim, a primeira ação será na dimensão extensionista e consiste na oferta de um núcleo de prática de futsal de base, voltado a 150 crianças e jovens, na faixa etária entre 6 e 17, de ambos os sexos, em situação de vulnerabilidade social, do município de Paraíso do Tocantins, com professor capacitado e material esportivo específico. É importante lembrar que serão reservadas vagas à participação feminina. O orçamento total do projeto é de R$ 196.445,31, com duração de 24 meses.

"Estruturado nas dimensões de ensino, pesquisa e extensão, o projeto será composto por 3 ações que promoverão em Paraíso do Tocantins, a garantia do acesso ao direto constitucional ao esporte, na sua modalidade popular, o futsal, bem como formação e pesquisa nas modalidades de futsal e futebol.A segunda ação, na dimensão de ensino, visa oferecer duas clínicas técnicas de formação/capacitação para professores e técnicos", destaca o coordenador de Esportes do IFTO, Gilvanio Alves.

O programa também apoia a produção e a difusão da produção científica, com investimento de recursos para a realização de pesquisas, produção de artigos e livros, participação dos pesquisadores em congressos e a realização de cursos e eventos.