Você está aqui: Página Inicial > Notícias > I Mostra Científica do Campus Palmas supera expectativas

Notícias

I Mostra Científica do Campus Palmas supera expectativas

9ª JICE

150 participantes e 30 projetos expostos
por Eliane Vieira publicado: 29/10/2018 08h38 última modificação: 30/10/2018 12h20

Realizada na última quinta-feira, 25, durante a 9ª Jornada de Iniciação Científica do IFTO (JICE), a I Mostra Científica do Campus Palmas, superou as expectativas. O evento reuniu 150 participantes e expôs 30 projetos de pesquisa. Cerca de 400 visitantes puderam conhecer os trabalhos apresentados, entre estes artigos científicos, protótipos, programas de computador, maquetes e documentários.

O estudante do 2º ano do Ensino Médio Profissionalizante Integrado ao curso de Controle Ambiental, Flávio Vinicius Mota, destacou a importância de participar do evento. “Esse projeto foi um trabalho que demos tudo de nós, para que ele tivesse uma melhor eficiência. Ter essa oportunidade de mostrar para as pessoas, esse reconhecimento do trabalho é muito legal. Também é uma oportunidade de inspirar outras pessoas”, disse. Segundo o estudante participar da Mostra motiva a busca por mais conhecimento. “Nos dedicamos muito para apresentar nosso trabalho e isso motivou a buscar mais conhecimento da química, da física e de outras disciplinas”.

Para a estudante do 3º ano Ensino Médio Profissionalizante Integrado ao curso de Agronegócio, Dara Beatriz de Souza, participar da Mostra foi uma oportunidade de colocar em prática o que foi visto em sala de aula. “É uma oportunidade de colocar o que aprendemos na sala de aula em prática. Essa experiência acaba agregando mais conhecimento”, lembra ela, que também frisou a troca de experiências proporcionada pelo evento. “Esse trabalho em conjunto com os colegas do nosso curso, e de outros cursos também, gera uma integração e isso é muito legal. Com os visitantes que vieram conhecer o nosso trabalho também tem uma integração. Essa troca de experiências é muito relevante para todos”.

Conforme a Diretoria de Pesquisa e Inovação do Campus Palmas a I Mostra Cientifica foi um momento de fortalecer o incentivo à cultura da pesquisa e inovação na unidade. “Tivemos ótimos trabalhos, inclusive projetos de alunos da pós graduação em Telemática, e isto nos deixou muito felizes”, frisou a diretora de Pesquisa do Campus Palmas, Janaina Maria Andrade.

II Mostra 

O diretor de Pesquisa e Inovação, Alysson Rocha, ressalta que para os próximos anos o evento intenciona aumentar o número de projetos participantes e visitante e ainda elevar a qualidade dos trabalhos. “Para isso estamos trabalhando para que o próximo edital de chamada para a II Mostra Científica ocorra no início do ano, fevereiro oumarço, e tenhamos além das bolsas de pesquisa que foram ofertadas na I Mostra também recursos de custeio aos projetos. Outra meta é buscar o setor produtivo para que sejam parceiros no desenvolvimento dos projetos”, adianta ele. 

O diretor destacou ainda que o evento do próximo ano deve ofertar oficinas e palestras abordando os temas: Ciência e Tecnologia; Captação de Recursos, Propriedade Intelectual; Empreendedorismo.

Projetos Premiados

Premiação

 
A Avaliação Final dos Projetos pode ser conferida aqui!