Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Grupos de Teatro-Esporte de Gurupi conquistam licença educacional a nível internacional

Notícias

Grupos de Teatro-Esporte de Gurupi conquistam licença educacional a nível internacional

Os grupos são pioneiros desta modalidade de Teatro no Estado do Tocantins

por Luícia Ferreira publicado: 06/02/2020 10h33 última modificação: 06/02/2020 11h35

Os Grupos de Teatro Esporte do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) GuruImpro e ImproMédio conseguiram licença educacional como membros do Instituto Internacional de Teatro-Esporte (ITI). A licença assegura e oficializa a realização das atividades que os grupos desenvolvem na unidade de Gurupi.

De acordo com o fundador dos grupos, professor Brenno Jadvas “Essa licença certifica que a gente trabalha como instituição de educação com um grupo de formação na área de Teatro-Esporte e nos assegura que podemos atuar livremente, porque estamos tá trabalhando no âmbito da Educação - o que nos habilita a desenvolver a pesquisa e o trabalho em geral com o Teatro-Esporte dentro da IES.” destaca o professor Brenno Jadvas.

Para o estudante, Guilherme Henrique, do 3º período de Teatro esta é uma conquista que traz reconhecimento e orgulho “Quando nós do GuruImpro e ImproMédio, dizemos que somos um grupo de Teatro-Esporte e de Impro, muitas pessoas não conhecem e nunca ouviram falar dessa linguagem teatral, e é extremamente gratificante ver como as pessoas reagem a nossas apresentações, sempre conseguimos o riso da plateia e convites para outras apresentações. Isso só pode ser um sinal de que estamos fazendo um bom trabalho. O reconhecimento pelo Instituto Internacional de Teatro-Esporte (ITI), com certeza abrirão mais portas para nossos grupos, ressaltando que, apesar de trabalharmos com a Comédia, levamos a linguagem do Teatro-Esporte a sério. A licença traz esse reconhecimento que nossos grupos precisavam” explica o estudante.

Saiba mais sobre o GuruImpro

O GuruImpro foi criado em abril de 2017 como Projeto de Extensão voltado para acadêmicos do curso de Licenciatura em Artes Cênicas do IFTO e membros da comunidade. O grupo desenvolve treinamentos e pesquisa com espetáculos de improvisação teatral no formato de competição e participação ativa da plateia.
Em seu repertório o grupo possui atualmente quatro espetáculos: “Impróprio”, “Uma partida de Teatro-Esporte”, “O Match de Improvisação” e “O Catch de Impro”, sendo os três últimos contemplados com bolsas do PBEX e Bolsa Cultura, que já foram apresentados em bares, escolas e eventos artísticos, acadêmicos e institucionais em Palmas, Gurupi, Porto Nacional-TO e no Interfaces Internacional com a temática “Improvisação” na Universidade Federal de Uberlândia – MG. O grupo também participa de eventos ministrando oficinas de Teatro-Esporte, já representando o Campus Gurupi em eventos nas cidades de Palmas, Araguaína e Recife-PE.

Saiba mais sobre o ImproMédio

Criado em abril de 2018 como Projeto de Extensão pelo PBEX, o ImproMédio surgiu pelo grande interesse dos estudantes do ensino médio no trabalho desenvolvido pelo GuruImpro. O ImproMédio é composto por estudantes dos três cursos técnicos integrados ao ensino médio do Campus e colaboradores do GuruImpro, que coordenam as atividades do grupo. Ao longo de quase dois anos o ImproMédio realizou apresentações de Teatro-Esporte em grande parte das programações culturais nos eventos artísticos e científicos do Campus, em escolas e praças a convite das Secretarias de Educação e de Cultura. O GuruImpro e ImproMédio já realizaram juntos o I e II Campeonatos de Teatro-Esporte nas duas últimas edições da Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi (SICTEG).