Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Gestores compartilham experiências durante o evento

Gestores compartilham experiências durante o evento

IFTO na Reditec

Reditec Norte 2019 será realizada no Tocantins
por Maiara Sobral publicado: 17/09/2018 10h43 última modificação: 17/09/2018 10h47
Exibir carrossel de imagens Assessoria Reditec Gestores compartilham experiências durante o evento

Gestores compartilham experiências durante o evento

Com o objetivo de compartilhar experiências e fortalecer a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, entre os dias 9 e 14 de setembro, foi realizada a 42ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica  (Reditec). Os gestores do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) marcaram presença no evento.

Nessa edição do evento, uma novidade foi apresentada, em 2019 serão realizadas reuniões regionais e o IFTO será o anfitrião da Reditec Norte, prevista para acontecer no mês de abril. O reitor Antonio da Luz destaca a importância dessa reunião para integração da região Norte, ele lembra que esse momento é uma das oportunidades que os gestores têm para apresentar as demandas das suas comunidades e demonstrar as experiências exitosas realizadas em cada instituição.

Mostra de Experiências Exitosas

Na Reditec 2018, duas ações do IFTO foram apresentadas na Mostra de Experiências Exitosas. A primeira foi exibida pelo diretor-geral do Campus Colinas do Tocantins, Paulo Hernandes, e destacou as experiências da unidade no que diz respeito à evasão e à retenção escolar.

"Abordar a problemática da evasão e da retenção é tratar do fracasso escolar, frente ao pressuposto da existência de um sujeito que não logrou bons resultados em sua trajetória na instituição. Entendo, portanto, que cabe a cada campus criar estratégias para que alcancemos índices aceitáveis quanto à permanência e êxito de nosso público principal que são os estudantes. Os simpósios em Colinas do Tocantins possuem esses objetivos", destaca Paulo.

Outra ação apresentada foi: "IFTO MAIS VERDE: criação e implantação do Banco de Reagentes", apresentada pela servidora Maristela Gonçalves, do Campus Araguatins. Durante o evento, ela demonstrou a importância dessa experiência nas ações de Extensão da unidade e reforçou que a participação na Reditec "foi um momento ímpar, por representar o nosso IFTO".

Tenda Tecnológica

Na Tenda Tecnológica, o projeto: "Impressora de Braille de Baixo Custo", apresentado pelo professor Alexandre Vilas Boas e pelo estudante Jânio Sousa, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) chamou muita atenção, o espaço foi destinado à mostra de trabalhos inovadores desenvolvidos pelas instituições da Rede. A equipe propôs um novo olhar ao projeto, no qual está sendo desenvolvido um protótipo para transcrição em tempo real para o braille. Nessa proposta, os cegos terão acesso a um aparelho, que conectado a outro dispositivo (celular, tablet ou similar) fará essa transcrição.

Desafio Interativo

Na área de exposições do evento, os participantes percorreram um trajeto com painéis que contam a história dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, desde o ato de sua criação, em 2008. O diretor-geral do Campus Porto Nacional, Edilson Leite, foi o primeiro colocado nesse Desafio Interativo. "Esse estande foi um dos que mais chamou minha atenção. É uma oportunidade de conhecer ainda mais sobre a nossa rede”, lembrou ele.