Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curso de Gestão de Turismo elabora Plano de Desenvolvimento Turístico para Porto Nacional

Notícias

Curso de Gestão de Turismo elabora Plano de Desenvolvimento Turístico para Porto Nacional

Parceria com municípios

Realidade na prática
por Eliane Vieira publicado: 23/11/2018 12h01 última modificação: 26/11/2018 10h23

O curso de Tecnologia em Gestão do Turismo do Campus Palmas, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), firmou parceria com o município de Porto Nacional para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Turístico (PDT) da cidade. O documento faz parte de uma das diretrizes do Plano Nacional de Turismo, do Ministério do Turismo, e é um dos requisitos obrigatórios em chamadas públicas, com recursos para o desenvolvimento de projetos na área do turismo.

A atividade, prevista no plano de ensino da disciplina de Planejamento Turístico ministrada pela professora Veruska Dutra, foi iniciada em agosto deste ano e conta com a parceria da prefeitura municipal e secretaria de turismo de Porto Nacional. Entre as ações desenvolvidas pelos estudantes do curso estão pesquisa junto a comunidade, analise dos atrativos turísticos e Mapa estratégico de ações futuras para o município para um período de quatro anos, conforme diretrizes do Plano Nacional de Turismo. Segundo Veruska a ação mostra a aplicação na realidade do aprendizado dos estudantes. “O curso de Tecnologia em Gestão do Turismo tem buscado desde o início de suas atividades desenvolver práticas com o mercado de trabalho do turismo, que sejam reais e possam contribuir com o desenvolvimento do turismo no Estado”.

A professora enfatiza que por meio da disciplina os alunos do curso já desenvolveram o Plano de Desenvolvimento Turístico de algum município do Estado. “Após analisar a realidade dos destinos turísticos do Tocantins juntamente com o órgão gestor do Estado, foi observado a não existência do documento nos municípios do Estado, assim o IFTO iniciou essa ação juntamente com a disciplina de Planejamento Turístico no ano de 2015, estabelecendo parcerias com os municípios e dando início a elaboração do documento. Já foram elaborados 3 PDT´s, dos municípios de São Felix do Tocantins, Lagoa da Confusão e Lajeado. Esse ano o destino escolhido foi Porto Nacional, um município que tem seu centro histórico repleto de identidade do século XIX e foi tombado como patrimônio cultural pelo IPHAN e completa agora em novembro 10 anos dessa importante ação”, reforça Veruska.

A previsão é que o PDT de Porto Nacional seja finalizado no mês de fevereiro de 2019, quando este será apresentado e entregue as autoridades e comunidade local. Na atual fase do trabalho, os estudantes realizam visitas de campo no município para a construção do documento. Em visita ao centro histórico contaram com a participação dos estudantes do 2º período do curso e da professora Janaina Aires, que ministra a disciplina de Patrimônio Cultural. Na oportunidade a professora contribuiu com orientações aos acadêmicos sobre o tombamento do centro histórico. A atividade teve ainda a parceria da UFT através da professora Rosane Balsan, que realiza projeto de extensão com os alunos do curso de Geografia da instituição, com o roteiro GeoTuristico que objetiva a valorização  do Patrimônio Histórico de Porto Nacional.

Porto Nacional

A cidade de Porto Nacional está a 60km de Palmas e foi fundada no início do século XIX. O município tem uma ligação histórica e cultural junto ao Rio Tocantins. O Centro Histórico do município de Porto Nacional foi tombado como Patrimônio Cultural do Brasil no ano de 2008, sendo agora inscrito no livro do Tombo Histórico. Com o tombamento de Porto Nacional, o Tocantins passa a ter dois municípios tombados pelo Iphan-Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional como Patrimônio Cultural Brasileiro, já que a cidade de Natividade já teve o registro concedido e recebe importantes ações de valorização como o Programa Monumenta realizado numa parceria entre Governo Federal e Estadual.

(Com informações da professora Veruska Dutra)